“A União Faz a Vida” chega ao ensino médio

Nesta primeira semana de junho, a Sicredi União PR anunciou a implantação do programa “A União Faz a Vida” (PUFV) em mais duas escolas: nos colégios Sesi de Londrina e Cambé. A iniciativa faz parte do planejamento da cooperativa de levar o PUFV para um número maior de municípios de sua área de abrangência. O programa fechou 2012 com o envolvimento de 4.936 alunos e 366 educadores de 20 escolas de quatro cidades: Nova Esperança, Munhoz de Mello, Santa Fé e Londrina.

No lançamento do UFV em Cambé (dia 3) e em Londrina (dia 4), a coordenadora do programa, Caroline Consorte, falou aos diretores e professores sobre o histórico, a metodologia e os objetivos. “A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi”, disse Caroline. “Para nós, será um desafio implantar o programa entre o pessoal do ensino médio, uma vez que, até agora, trabalhamos apenas com o público infantil.”

O diretor regional de Desenvolvimento, Sebastião Costa, ressaltou que a Sicredi quer contribuir com a educação integral de crianças e adolescentes. “Estamos plantando algo para o futuro”, afirmou ele em ambos os lançamentos. “A Sicredi pretende que os alunos daqui sejam multiplicadores dos conceitos que a gente defende e considera corretos.”

Os colégios Sesi são mantidos pelo Sistema Fiep. Atendem preferencialmente filhos de funcionários de indústrias e também da comunidade em geral. Inaugurada em 2011, a unidade de Cambé, localizada no Jardim Morumbi, tem 1,7 mil metros quadrados de área total e tem registrados, atualmente, 210 alunos no ensino médio.

“Para nós, qualquer ação é um novo desafio”, disse a diretora, Gisele Cristina Moro Hesnauer. “O Sesi e o programa “A União Faz a Vida” da Sicredi têm metodologias bastante parecidas. Tenho certeza de que nossos alunos farão um bela oficina.”
Na opinião da orientadora pedagógica da unidade londrinense (que atende 510 alunos de ensino médio desde 2006), Roberta Fabiane Moreno da Silva Carvalho, a parceria Sesi-Sicredi dará frutos. “O União Faz a Vida é um programa que vem somar com o que o Sesi já pratica, que é trabalhar o empreendedorismo e o cooperativismo, com criticidade”, afirmou ela.

lancamento-cambe-sicredi-uniao-pr
Lançamento Cambé

lancamento-londrina-sicredi-uniao-pr
Lançamento Londrina