Ações do Dia C mobilizam mais de 700 pessoas em Cianorte e Paranavaí

O Dia de Cooperar teve início em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental.

Em todo o país, são mais de 1.200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social às comunidades.

Solidariedade

A Sicredi União PR/SP, em parceria com a Unimed, Cocamar, Unicampo, Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club, proporcionaram, este ano, em Cianorte e Paranavaí, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais, cálculos de IMC (Índice de Massa Corporal), ginástica laboral, pintura de rosto, esculturas de balões, campanhas para doações de sangue e roupas, corte de mechas de cabelo para confecção de perucas e, também, a atração Caravana Kids, projeto que incentiva a educação financeira de forma lúdica e divertida.

Mais de 700 pessoas, entre colaboradores e associados das agências Sicredi de Alto Paraná, Graciosa, Distrito de Sumaré, São Carlos do Ivaí, Paraíso do Norte, Tamboara, Douradina, São João do Caiuá, Paranavaí, Cianorte, Distrito de São Lourenço, Terra Boa, Japurá, Indianópolis, Tuneiras do Oeste, Tepejara e Cruzeiro do Oeste participaram das ações que ocorreram no último sábado, dia 02/07. Para Sérgio Gentilin, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi União PR/SP, as ações sobressaíram todas as expectativas da cooperativa de crédito, que buscou, acima de tudo, oferecer atividades que contribuíssem com desenvolvimento lúdico e social. “Todas as cooperativas e instituições criaram uma verdadeira corrente do bem, que buscou orientar e proporcionar qualidade de vida a comunidade. São ações como essa, do Dia C, que enriquecem a contribuição do cooperativismo ao desenvolvimento da sociedade”, afirma Gentilin.

Balanço

Em Cianorte, em parceria com o Rotary Club local, foram arrecadadas 30 mechas de cabelo, com mais de 15 cm. De acordo com Marina de Freitas Padilha, presidente do Rotary Club, a arrecadação será utilizada pela Associação de Senhoras dos Rotarianos para fabricação de perucas. “As perucas são emprestadas a mulheres e crianças em processo de tratamento contra o câncer. Para ter acesso ao projeto, basta que entrem em contato com a Associação que se responsabilizará em atender a solicitação, que pode vir de qualquer parte do país”, explica Marina. Segundo Solange Alves Skiba, gerente da agência de Cianorte da Sicredi União PR/SP, mais de 60 peças de roupas foram doadas durante o evento.

Em Paranavaí, 250 mudas de árvores nativas ficaram a disposição da comunidade, sob a responsabilidade da Cocamar e Unicampo. Para Agnaldo Purificação, gerente da Cocamar, as ações do Dia C permitem realizar atividades que são de extrema importância para o desenvolvimento local. No mesmo dia, a Unimed de Paranavaí realizou 50 aferições de pressão arterial e 38 cálculos de IMC, com orientações nutricionais. “Aos poucos vamos agregando qualidade de vida a população e temos a certeza que as informações que promovemos ajudarão na saúde das pessoas”, descreve Laís Barella, representante da (Sustentabilidade) Unimed. “É muito bom contar com a cooperação de pessoas que comungam dos mesmos ideais da cooperativa Sicredi. Foi inesquecível e importante para todos os envolvidos”, conta Sandra Michels, assessora de programas sociais.

De acordo com o gerente da Sicredi, Adriano Reis Ribeiro, 40 doações de sangue foram realizadas no Banco de Sangue Hemonucleo Regional, em Paranavaí. “Orientamos todos os colaboradores que doassem um pouco do seu tempo para aumentar estoque do banco de sangue. Nossa meta inicial era de 30 doações, com a dedicação do pessoal, ampliamos esse número. Além disso, mais de 30 peças de roupa foram doadas no dia do evento”, finaliza.

Dia 09, próximo sábado, em parceria com as cooperativas Unimed, Cocamar, Sicoob, Uniodonto e Unicampo o Dia C será celebrado em Maringá, na Praça Raposo Tavares das 9 às 13h.