Alunos do Centro de Inclusão Digital concluem curso de informática básica

Programa Social realizado pela Sicredi União PR/SP reconhece participantes com entrega de certificado de conclusão

Na noite desta quarta-feira (05/07), no distrito de Graciosa-PR, 25 alunos do Centro de Inclusão Digital concluíram o curso de informática básica oferecido pela Sicredi União PR/SP, sem custo algum aos participantes. Cada um recebeu um certificado, emitido pela própria Cooperativa, comprovando a participação de março a junho e com carga horária de 64 horas.

Graciosa foi a primeira localidade a receber o programa, que teve início em 2013. Desde sua implantação, graças ao empenho dos colaboradores da Cooperativa, mais de 200 pessoas – entre crianças, jovens, adultos e melhor idade – se formaram no distrito. “Já é a sétima turma que se forma e, com certeza, virão outras. A comunidade abraçou a Cooperativa, bem como o projeto”, conta Andreia Rodrigues Mendonca Viana, gerente da Sicredi de Graciosa.

Durante a entrega de certificados, foi perceptível o contentamento dos alunos. Entre eles Maria Eduarda da Silva Castelo, 10 anos, e Raimundo Vieira da Silva, 59 anos. Maria conta que ficou fascinada com as ferramentas do Word e pretende usar o que aprendeu nos estudos. Já Raimundo afirma que o simples gesto de ligar o computador foi muito importante para ele. “Mesmo sem saber ler e escrever, eu aprendi a digitar. Eu olhava para as letras do texto que a professora entregava pra mim e ia apertando no teclado”, diz Raimundo. “É recompensador, no final do curso, ver a evolução dos alunos, assim como aconteceu com o Raimundo, que chegou aqui sem conhecimento nenhum. Cada um dos participantes tem uma historia e é necessário respeitar cada uma delas”, afirma a professora Silvana Lucia Zottesso.

Atualmente, o programa está em andamento em mais seis cidades, Terra Boa, Floraí, Nova Esperança, Alto Paraná, distrito de São Lourenço e Paranavaí. Na próxima semana, dos dias 10 a 14 de julho, as turmas de Alto Paraná, Terra Boa, Floraí e Nova Esperança também receberão os certificados pela conclusão no projeto. “O mundo da tecnologia é encantador, é um novo mundo que se abriu aos alunos de Graciosa. Tenho certeza que muitos já mudaram de vida, de emprego e tiveram um crescimento pessoal porque fizeram esse curso”, encerra Constantino Junior, diretor de negócios da Sicredi União PR/SP.

Assessoria de Imprensa

Mobi Comunicação