Alunos são capacitados pelo programa Centro de Informática, em Guaravera

O programa Centro de Informática da Sicredi União PR/SP formou 39 alunos de várias faixas etárias, de Guaravera, distrito de Londrina. O programa é uma das ações voltadas à comunidade realizadas pela cooperativa de crédito e é oferecido gratuitamente à população. O objetivo é capacitar os participantes e promover a inclusão digital, facilitando o dia a dia das pessoas. A cooperativa disponibiliza equipamentos e instrutores para a capacitação, que tem duração de quatro meses.

No curso, os participantes aprendem a utilizar os principais programas do pacote Office, como Word, Excel e Power Point, e a navegar na internet. Nesse processo também é ensinado digitação, formatação de documentos e até mesmo a acessar as operações online da instituição financeira cooperativa.

O agricultor e coordenador distrital de Guaravera, Artur  Brunete Franco Ferreira, 55 anos, fez o curso e está bastante satisfeito com o aprendizado. “Quando começou o curso eu só sabia ligar e desligar o computador e tinha muitas dificuldades para trabalhar com planilhas. Hoje, me viro muito bem com o computador”, diz ele, elogiando a iniciativa da Sicredi em realizar o curso no distrito.

Guaravera fica a cerca de 30 quilômetros de Londrina e não tem escola de informática. Portanto, o projeto da Sicredi União preencheu uma lacuna no Distrito, dando oportunidade para que os moradores pudessem realizar o curso sem ter que se locomover até Londrina ou Apucarana.

“Queremos muito que o projeto prossiga ano que vem e que outras pessoas possam também fazer o curso”, comentou Ferreira. Ano que vem, novas turmas deverão ser criadas no distrito, informou Rosiel Martins,  gerente da agência Duque de Caxias da Sicredi União, em Londrina, onde a agência de Guaravera está ligada.