Autoridades e associados prestigiam inauguração de nova agência em Astorga

Prestigiada por associados, diretores, gerentes de agências, representantes de entidades e autoridades do executivo e do legislativo, a nova agência da Sicredi União PR/SP em Astorga foi inaugurada na noite da última segunda-feira (6 de maio), causando boas surpresas em todos os convidados. O prédio foi construído com pé direito alto, trazendo amplitude, luminosidade, conforto e bem-estar para todos que irão usufruir das novas instalações.

“Este belíssimo prédio é um presente da cooperativa a todos os associados e à cidade de Astorga”, comentou, em seu discurso, o gerente da agência Juliano Calixto dos Santos. Ele lembrou a trajetória de crescimento da Sicredi Astorga na cidade, que teve seu embrião dentro da cooperativa de produção Cocafé. A unificação com o sistema Sicredi aconteceu em 1998 e desde então, não parou mais de crescer. “E com o crescimento, veio a necessidade de ir se adequando a novos espaços”, comentou Santos. Hoje, a Sicredi União tem 4.400 associados em Astorga, cidade com pouco mais de 26 mil habitantes.

Jorge Brandolin, agricultor aposentado, é um dos associados que acompanha o crescimento da Sicredi União na cidade desde 1989. “No decorrer desse tempo muita coisa mudou. A Sicredi mostrou seu trabalho, conquistou os associados e muitos, como eu cresceram junto com a instituição. Eu sempre indiquei e ainda indico a cooperativa para novos associados”,  comentou.

O prefeito de Astorga, Antonio Carlos Lopes, também presente à solenidade, destacou o papel da cooperativa de crédito para o desenvolvimento da cidade. “Temos orgulho de ter a cooperativa aqui há tanto tempo. É uma instituição que trabalha junto com o município e se preocupa com a comunidade”, disse.

O presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, destacou que a cooperativa é resultado da união de pessoas e que ela se torna do tamanho que seus associados quiserem. “Essas novas instalações são resultado e consequência do nosso trabalho e nossos propósitos. É nosso dinheiro, que está sendo bem gerido”, sustentou.

A Sicredi União PR/SP vem crescendo acima de 20% ao ano e até o fim de 2019 irá inaugurar inaugurar 25 novas agências no Norte e Noroeste do Paraná, Leste e Centro-Leste de São Paulo.

Sustentabilidade

Além de mais moderno, espaçoso e confortável, o novo prédio da Sicredi União em Astorga foi construído dentro dos conceitos de sustentabilidade.

O novo prédio, próprio, tem 650 metros quadrados. O sistema fotovoltaico está composto de 40 módulos solares de 330W, totalizando uma capacidade de 13,2 Kwp, suficiente para a necessidade de consumo da agência.

A economia estimada em 25 anos, com a utilização da energia solar, está calculada em aproximadamente R$ 1,2 milhão, atendendo  a um consumo anual de cerca de 20.300 kWh. Sem o uso de energia elétrica, neste período haverá uma redução de emissão de CO2 em torno de 65,9 kg, o equivalente a 6.135 árvores. O prédio também possui cisternas, para armazenamento de água da chuva, com capacidade de cinco mil litros.