Cianorte recebe celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo

Dia de Cooperar, celebrado no início de julho, busca conscientizar a população sobre o cooperativismo e promover ações que beneficiem a comunidade

Conhecido como Dia C, o Dia de Cooperar é uma das datas mais importantes para o movimento cooperativista, sejam às cooperativas de crédito, consumo, saúde, trabalho, agropecuária ou transporte. O Dia Internacional do Cooperativismo contempla o programa de responsabilidade social das instituições, que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o slogan “Atitudes simples movem o mundo”, como mote das ações a serem realizadas neste ano.

O objetivo da data é que as cooperativas se reúnam em locais públicos para oferecer exames gratuitos, arrecadar donativos e realizar eventos socioculturais, entre outras atividades para beneficiar a população, principalmente a de baixa renda. A iniciativa conta com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, projetos que promovam a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Em Cianorte, a ação será realizada neste sábado, 15 de julho, na Praça da Bíblia (Av. Souza Naves, esquina com a Av. Paraná) das 8h30 às 13h. Entre as atividades, a comunidade terá acesso à doação de mudas, acuidade visual, doação de sangue, ginástica, aferição de pressão, teste de glicose e orientações sobre saúde com foco na qualidade de vida. Além disso, a Cooperativa Sicredi estará realizando uma campanha de doação de roupas, que serão distribuídas posteriormente a entidades locais. Unimed, Cocamar, Hemepar, Rotary Club, Governo do Estado e Prefeitura de Cianorte também estão apoiando a realização do evento.

Somente em 2016, 1.278 cooperativas dos 13 ramos do cooperativismo existentes no Brasil – incluindo o de cooperativismo de crédito, do qual o Sicredi faz parte -, realizaram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, beneficiando mais de um milhão de pessoas. O Dia de Cooperar nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país.