Comitês realizam viagem de imersão no Centro Administrativo Sicredi

Presença dos associados da Sicredi União PR/SP em Porto Alegre fortalece atuação nas comunidades

Todos os anos, como é de praxe, alguns associados da Sicredi União PR/SP são escolhidos para realizarem a viagem técnica ao Centro Administrativo Sicredi (CAS). O local é reconhecido pela excelência na adoção de práticas sustentáveis e eficientes na gestão, além de ser a sede nacional do Sistema em Porto Alegre (RS). Mas, o roteiro não para por aí. Ao todo, são três dias de pura imersão ao cooperativismo, com direito a visita à Sicredi Pioneira RS (primeira cooperativa do Sistema Sicredi e a mais antiga da América Latina) e ao roteiro turístico na Linha Imperial, onde é retratada a trajetória do Padre Theodor Amstad (Patrono do cooperativismo brasileiro) e a origem do cooperativismo de crédito no país. Ambos os pontos de visitação ficam localizados em Nova Petrópolis (RS).

Nos meses de junho e julho, os 60 participantes dos Comitês Jovem, Mulher e Master da Sicredi União PR/SP foram os selecionados para realizarem a viagem rumo ao Rio Grande do Sul. Coordenados pelo assessor de Programas Sociais, Alessandro Pelegrini, os grupos têm como objetivo aproximar a Cooperativa de todos os públicos, a fim de oferecer mais qualidade de vida aos associados e melhorias na instituição financeira. “Os comitês são multiplicadores do cooperativismo e contribuem à renovação da Cooperativa. Realizar essa viagem, aproxima os participantes aos valores e princípios da instituição e alimenta a vontade de disseminar esse conhecimento nas comunidades”, explica o assessor. Além dos representantes dos comitês, outros 66 associados – entre coordenadores de núcleo e contemplados na Formação Crescer em 2016 – participaram do itinerário.

Para a associada e integrante do Comitê Mulher Eliane Carolina de A. Maia Kotsifas, a viagem foi uma ótima oportunidade para conhecer o funcionamento, a estrutura e a organização da Cooperativa. “Já conhecia a Cooperativa, mas a viagem aumentou minha confiabilidade. Foi possível aprender o verdadeiro sentido da palavra cooperação, que não é ter lucro, e sim agregar valores de vida e princípios em tudo que se faz. Conheci, também, pessoas que somam a uma causa, visando o crescimento da instituição. Ao mesmo tempo em que percebi que a Sicredi está muito próxima dos grandes bancos, quando o assunto é investimento e novas tecnologias. Voltei com a vontade participar mais e investir na Cooperativa”, descreve a associada.

 

COMITÊ JOVEM

“A viagem foi muito interessante, me proporcionou coisa novas e que realmente me engrandeceram como pessoa, tanto no sentido financeiro quanto humano. Aprendi de verdade o que é uma cooperativa. O CAS é uma coisa maravilhosa de se conhecer. Fiquei encantada com tudo”.

Izabella Fernandes

 

COMITÊ MASTER

“Com essa viagem conheci como as operações são realizadas, quais são os processos e como tudo consegue ser realizado de forma tão ágil. Agora posso dizer, com alegria, que realmente tenho conhecimento suficiente para mostrar que tudo que a Cooperativa faz é pensando nas pessoas, nas comunidades e nos associados”.

Pedro dos Santos