Cooperativa inicia preparativos para participação na 45ª Expoingá

A pouco mais de 20 dias para a abertura, a 45ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá 2017, começa a ganhar forma. Os primeiros caminhões e dezenas de profissionais já circulam pelo Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro, em Maringá (PR), para montagem das estruturas dos expositores e a Sicredi União PR/SP já tem presença confirmada nos 11 dias de exposição – 04 a 14 de maio.

Participação – Novidade para esta edição, será a primeira Expoingá em que a Instituição Cooperativa de Crédito apresentará a nova marca. “O tradicional cata-vento foi “repaginado”, representando a evolução do Sicredi, ao mesmo tempo em que se preserva a herança e respeito às principais forças da marca. A nova logomarca é simples, com menos elementos gráficos”, explica Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP. Além do novo layout, a Cooperativa pretende atender todas as demandas dos associados, com taxas e condições especiais, realizar aberturas de contas, crédito consignado e poupança. “Quanto ao crédito rural aos produtores, trabalhamos com recursos próprios e repasses de outras instituições financeiras, como BNDES e BRDE. Além disso, teremos crédito com condições facilitadas aos associados que queiram adquirir veículos leves – novos ou usados”, conta Edson Rocha, gerente regional de desenvolvimento.

Tema – Com expectativa de comercialização de aproximadamente R$ 400 milhões, entre negócios gerados e prospectados e público de 500 mil visitantes, a feira já conta com mais de mil expositores confirmados da agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços. Em 2017, a Expoingá comemora 45 anos de história e tem como tema: “Uma trajetória e sucesso”. “Criada no ano de 1972, quando se chamava Expofemar, a feira se modernizou, diversificou e ganhou credibilidade como um espaço de geração de negócios, novos conhecimentos e inovação’, conta a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. Para Rogério Machado, diretor executivo da Sicredi União PR/SP, a Sociedade Rural de Maringá é uma entidade fundamental ao fortalecimento da economia regional e a realização da Expoingá consolida este trabalho. “Nada mais justo, quanto cooperativa de crédito, estarmos próximos de instituições que trabalham com tanto afinco e constância, principalmente com um currículo de 45 anos de exposição”, declara Machado.

Ações – Expositores de oito estados, parque de diversão, mais de 70 atrações culturais, onze shows com grandes artistas nacionais, julgamento e leilão de animais, além de dezenas de estandes de gastronomia, rodeios, a tradicional fazendinha, feira de produtos da agroindústria familiar, entre várias novas atrações para o público se divertir estão confirmados. A participação da Sicredi União PR/SP também será destacada pelo apoio as ações que a própria SRM promoverá. “Estaremos colaborando ao Museu do Videogame Itinerante, a ao “Encontro de Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro”, além das nossas caravanas de associados”, declara Edson Rocha.
O Museu do Videogame Itinerante, que somente em 2015 e 2016 recebeu mais de 7 milhões de visitantes em 15 cidades, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Já o objetivo do Encontro de Mulheres é apresentar experiências de sucesso na gestão de propriedades rurais, na liderança de entidades representativas do setor ou no comando de outros negócios relacionados ao segmento. “Dez mulheres vão mostrar que as integrantes do sexo feminino deixaram para trás o papel de coadjuvantes, em um universo predominantemente masculino. São exemplos a serem seguidos pela competência, determinação e perspicácia com que dirigem as empresas delas”, destaca Maria Iraclézia de Araújo.

Vão estar presentes palestrantes de oito estados – Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais e Goiás. A maioria reconhecida e premiada pelos resultados alcançados pelas ações colocadas em práticas por elas. Entre os temas a serem abordados estão gestão, inovação, empreendedorismo e sucessão familiar. “Pela importância e quantidade de pessoas que já confirmaram participação, o evento está sendo considerado como o maior da região Sul com estas características”, ressalta Iraclézia.