Cooperativa orienta prestadores de serviços terceirizados

No final do mês de maio, no auditório da Sicredi Cocamar – em Maringá (PR), a Cooperativa Sicredi União PR/SP realizou um treinamento sobre segurança do trabalho aos prestadores de serviços terceirizados. A ação contou com a participação de representantes do Grupo CESEM (Centro de Saúde Empresarial), empresa parceira nesta ação. O treinamento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Sicredi União PR/SP, sob a responsabilidade de José Carlos Arruda, vice-presidente do CIPA e assessor de segurança, e Marcelo Alexandre Fungaes, presidente do CIPA e assistente Gestão de Pessoas.

“A CIPA exerce um importante papel no âmbito da segurança e saúde do trabalho, visto que busca tornar o ambiente mais seguro e saudável, promovendo a motivação dos colaboradores e a redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais”, explica Marcelo Fungaes. A comissão da Cooperativa também tem como papel orientar e fiscalizar o trabalho das empresas terceirizadas.

De acordo com Marcelo a comissão foi formada devido ao crescente número de colaboradores, a partir deste ano. “Neste intuito, organizamos este treinamento, em Maringá, para frisar o uso correto dos equipamentos de segurança, neutralizando qualquer tipo de risco aos terceirizados”, explica.
Durante o encontro, os assuntos abordados nortearam orientações sobre os riscos do ambiente do trabalho e segurança do trabalho, riscos inerentes a função, uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), informações sobre Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), acidente do Trajeto e Ergonomia. “Tratamos desses assuntos perante aos riscos que correm no dia a dia. Como temos diversos prestadores de serviços, os riscos são diversos, como trabalho em altura, manuseio de ferramentas ou risco de choque elétrico”, finaliza.