Cooperativa participa de reunião na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Muitas atividades vêm sendo promovidas pela Sicredi União PR/SP no estado de São Paulo. O encontro que marcou a semana, desta vez, aconteceu na capital na segunda-feira (27), onde os representantes da Cooperativa e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo se uniram para alinhar informações acerca da atuação da instituição financeira cooperativa na região.

Em nome da Cooperativa de crédito estiveram presentes na reunião: o presidente, Wellington Ferreira, o diretor executivo, Rogério Machado, o diretor de negócios, Constantino de Souza Junior e o gerente regional do centro leste paulista, Gustavo Nicoletti. Estiveram presentes representando a Secretaria da Agricultura: o secretário adjunto da Agricultura, Rubens Naman Rizek Junior e o assessor parlamentar, Wagner Mendes.
Desafio – Em complemento às ações que já estão sendo efetuadas pela Central Sicredi PR/SP/RJ, a maior Cooperativa do Sistema Sicredi – Sicredi União PR/SP – buscou se reunir com os representantes do governo para apresentarem a representatividade da instituição e o quanto sua presença é fundamental para o desenvolvimento da economia e da agricultura. “Hoje a Sicredi é a terceira maior instituição em repasse de custeio no Brasil, na atividade agrícola. É a primeira em número de operações em investimentos no PRONAF, junto ao BNDES. O que precisamos é ampliar nossa atuação nesse nicho, buscando promover mais linhas de crédito à atividade no estado de forma mais eficaz. Temos competência e experiência para esta ação”, explica Rogério Machado.

Compromisso – O Sistema Sicredi, hoje, conta com 125 agências no estado de São Paulo e, até o final do ano, pretende atingir a marca de 150 unidades, o que assinala uma gestão sólida e capaz de gerar sustentabilidade. De acordo com Wellington Ferreira o encontro foi importante para ratificar a contribuição do Sistema Sicredi na operação do agronegócio. “O que esperamos da Secretária da Agricultura é que entendam o modelo cooperativo e que ofereçam oportunidade de participarmos do fomento do agronegócio de São Paulo, principalmente para o PRONAF”, declara. O presidente ainda afirma que não faltam atributos para arcar com este novo desafio. “Temos vocação para o agronegócio, temos até especialização e podemos juntar forças para que tudo se desenvolva rapidamente”, encerra.
OCESP – No mesmo dia, os representantes da Sicredi União PR/SP partiram rumo às instalações da Organização das cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP). Recebidos pelo Presidente, Edivaldo Del Grande e pelo Superintendente da Ocesp, Aramis Moutinho, o grupo realizou uma visita institucional para expor todo o apoio da Sicredi União PR/SP à OCESP. “Falamos do nosso trabalho, o que estamos fazendo, como a gente vê o segmento e no que a Sicredi acredita. Toda organização tem suas crenças e nos precisávamos apresentar nosso modelo de gestão”, declara Rogério Machado, diretor executivo.

Além de trataram sobre o panorama do cooperativismo de crédito em São Paulo, as instituições aproveitaram a oportunidade para dialogarem sobre a atuação da Sicredi União na região. “O estado tem muitas cooperativas que cultivam cada um do seu modo o cooperativismo. O nosso modo é vivenciar o cooperativismo todos os dias, para que os associados percebam nossos valores e princípios. Então, queremos propor um cooperativismo diferente, onde o relacionamento e o bem comum sejam mais relevantes”, declara Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP.