Cooperativa realiza 1º Encontro com Educadores do norte e noroeste do Paraná

Iniciativa inédita reuniu mais de 1,3 mil professores de mais de 100 escolas públicas e particulares

Quando se ouve falar em cooperativa de crédito, muitos ainda assimilam o termo apenas a produtos e serviços de uma instituição financeira, o que não deixa de ser verdade. Mas, os valores da Cooperativa Sicredi União PR/SP transpassam cifras e resultados, a instituição tem como missão contribuir com a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio de inúmeras iniciativas.

Com mais de 150 mil associados, a maior Cooperativa do Sistema Sicredi, com sede em Maringá, realiza cerca de 20 projetos que percorrem o norte e noroeste do Paraná e o centro leste de São Paulo e atendem, diretamente, mais de 100 mil pessoas – crianças, jovens, adultos e melhor idade. As ações são realizadas por meio de iniciativas da própria Cooperativa ou em parceria com associações, empresas privadas, prefeituras e outras cooperativas.

Entre os projetos está o Programa “A União Faz a Vida”, principal iniciativa social da Sicredi. De acordo com Gisely Almeida, assessora de Programas Sociais, o programa propõe um novo jeito de ensinar, onde o aluno é protagonista dentro e fora da sala de aula. “Ele começa a aprender e a contribuir com a construção do conhecimento, com o planejamento do que ele irá estudar. O educador (professor), por sua vez, passa a ser o orientador e não mais o fazedor. Trata-se de uma metodologia de ensino criada por mestres e doutores da área da educação, ou seja, por pessoas altamente capacitadas, onde tudo foi pensado de forma que criemos cidadãos cooperativos”, explica. Criado há 22 anos, o programa é realizado em âmbito nacional. Somente na região de abrangência da Sicredi União PR/SP são 134 escolas, 1.902 professores e 22 mil alunos envolvidos. Na área de atuação da Cooperativa a atividade ocorre há nove anos.

Em Maringá, na última terça-feira (25), quase 1,3 mil professores de mais de 100 escolas públicas e particulares das regiões norte e noroeste do Paraná estiveram reunidos no 1º Encontro de Educadores do Programa A União Faz a Vida da Sicredi União PR/SP. O evento incluiu palestras com os educadores Nailor Marques e Júlio Furtado e atividades em torno do tema educação cooperativa. Estiveram presentes, também, diretoria, gerentes regionais de desenvolvimento e colaboradores da Cooperativa.

Para Rogério Machado, diretor executivo da Sicredi, o encontro representou um grande momento para instituição. Ao mesmo tempo em que promoveu a integração e a troca de experiências entre os professores. “Os educadores conseguem fazer a diferença todos os dias, eles criam atitudes que oportunizam as crianças a transformar informação em conhecimento. É por isso que precisamos deles para abraçarem essa causa. São eles que nos ajudam a desenvolver uma educação baseada em valores vivenciados, trabalho em equipe e cidadania. A Sicredi é uma cooperativa que quer ser melhor para o mundo”, afirma Machado. Sobre o 1º encontro, a assessora de programas sociais afirma “O evento é uma forma de agradecer os educadores pelo trabalho que desempenham nas escolas, para que o programa aconteça de verdade”.

No centro leste paulista, o encontro foi realizado nesta quinta-feira (27), onde 350 educadores, de 45 escolas públicas e particulares estiveram presentes no evento.

 

DEPOIMENTOS

“A nossa escola trabalha com o Programa A União Faz a Vida há quatro anos. Ele é muito importante para os alunos, principalmente, porque consegue atrelar conteúdo com toda a temática de cooperação. E também envolve o conteúdo programático com o tema escolhido pelo aluno, oportunizando a ele novas formas de aprendizagem”

Márcia Cristina Paglia Sampaio, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Elias Kauan, Londrina

 

“O Programa A União Faz a Vida trabalha valores, dando aos alunos maior contato com aquilo que aprendem em sala e oferecendo maior experiência de vida. Uma alternativa de ensino enriquecedora”

Maria Neuza Casassa, secretaria de educação e cultura de Cianorte

 

“O Programa A União Faz a Vida foi apresentado ao município de Ibiporã em 2014 e desde então é desenvolvido em mais de 20 escolas. Veio ao encontro da nossa proposta pedagógica, no sentido de unir, cooperar, fazer com que a criança entenda a razão das coisas e assim só vem crescendo” Margareth Coloniezi, secretária municipal de Educação de Ibiporã

 

“O Encontro de Educadores foi realmente marcante. Pudemos vivenciar a proposta do Programa A União Faz a Vida no concreto, com arte, beleza e encantamento, junto com o conteúdo, de como trazer o significado e ser significante na vida das crianças. Realmente muito bom”

Deborah dos Santos, coordenadora doo EJA na Secretaria de Educação de Londrina

 

“O projeto promove interação entre a família e a escola, fazendo com que a comunidade participe da educação, por meio das expedições e da vida do aluno. O 1º encontro foi uma ideia maravilhosa para incentivar quem está em sala de aula e a valorizar o papel do educador. O resultado será mais ânimo e energia para todos”

Angela Maria Candioto Nunes, secretaria de educação de Atalaia

 

“Percebemos que o envolvimento das educadoras é muito grande, todos os projetos são muito bem pensados, muito bem construídos. Nós acreditamos muito no programa e o fato de trabalhar a questão do cooperativismo e de promover o envolvimento da comunidade nos projetos desenvolvidos são aspectos de extrema importância”

Carla Cordeiro, coordenadora de Projetos na Secretaria de Educação de Londrina