Cooperativismo

COOPERATIVISMO, FATOR DE DESENVOLVIMENTO E PAZ SOCIAL
Para comemorarmos o Dia Internacional do Cooperativismo, nada melhor do que apontarmos os benefícios e a grande satisfação que temos em trabalharmos em cooperação com nossos associados, nossos parceiros e a comunidade.
O trabalho cooperativo possibilita muitas conquistas aos seus integrantes e o ramo crédito é claro exemplo disso. Apesar de relativamente recente no Brasil, essa vertente cooperativista cresce em ritmo veloz, superando a cada ano as suas próprias expectativas. Atualmente as instituições financeiras cooperativas, cuja atividade era quase inexistente no Brasil há poucas décadas, já respondem por aproximadamente 4% do sistema financeiro nacional, com desempenho brilhante e vislumbrando um enorme potencial a avançar. No Paraná, essa participação ascende para 10% e, em muitos municípios de pequeno porte, são elas que atendem aos moradores, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade.
Uma cooperativa de crédito atua na organização econômica de uma comunidade, é agente de desenvolvimento e, sem dúvida, um fator de paz social. Quando os associados têm a consciência de que é importante fortalecer a estrutura que lhes pertence, estão estabelecendo parâmetros que acabam regulando o mercado financeiro, beneficiando a todos.

A Sicredi União PR/SP surgiu em 1985 na esteira do nascimento de várias outras cooperativas, uma época em que, vale recordar, instituições bancárias se julgavam no direito de impor custos abusivos a setores que se obrigavam a recorrer a financiamentos, caso dos produtores rurais. Com a expansão e a competitividade do ramo das cooperativas de crédito, cuja capilaridade e desenvolvimento é visível, a atividade do agronegócio passou a ser melhor atendida. Hoje, nossa instituição atende a todos os segmentos, sobressaindo-se entre as maiores do setor no país. O projeto acalentado no início por menos de três dezenas de fundadores, transformou-se em uma organização que, até o final do ano, chegará a 100 mil associados. É um grande orgulho!
Por isso, nesta comemoração tão importante afirmo que, mantendo fortes vínculos e compromisso com a comunidade onde está inserida, a cooperativa de crédito, por sua própria essência, contribui para um mundo melhor e mais justo em parceria com as demais cooperativas, que fazem do cooperativismo uma alternativa forte para o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridas.

São muitas, como vemos, as razões para se acreditar no futuro do cooperativismo de crédito. Venha participar, valorizar o que é seu e, por meio dessa sólida união de forças, celebrar conosco tantas conquistas!

Wellington Ferreira
Presidente