Coordenadores de Núcleo: o elo entre os associados e a Sicredi

Reconhecidos por serem os porta vozes da instituição, os coordenadores participam ativamente das diretrizes da cooperativa

 

Com 75 agências na região norte e noroeste do Paraná e centro leste de São Paulo, a instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP permanece, ano após ano, alicerçando o relacionamento com os mais de 130 mil associados. Reconhecida por ser a maior cooperativa do Sistema Sicredi e quinta maior cooperativa de crédito e investimento do Brasil, a instituição mantém essa proximidade por meio de diversos fatores, mas o principal é o livre acesso as informações sobre a cooperativa.

Para que isso ocorra, são realizadas inúmeras reuniões abertas à comunidade. Somente em 2016, foram realizadas 56 reuniões Deliberativas de Núcleo, com a participação de aproximadamente 12.500 pessoas e 16 reuniões com os Coordenadores de Núcleo. “Tivemos, também, 98% de participação dos coordenadores na Assembleia Geral Ordinária, em março”, comenta Alessandro Pelegrini, assessor de Programas Sociais da Sicredi União PR/SP.

Os Coordenadores de Núcleo são responsáveis pela comunicação contínua entre a cooperativa e os associados. É por meio deles que todos passam a ter conhecimento sobre as diretrizes da instituição, além de serem os porta vozes de cada um dos associados. Eli Marques, associado de Mococa e coordenador de núcleo, afirma que a comunicação com os associados deve ser a mais transparente possível. “Quando os associados passam a captar as informações, eles ficam mais seguros de que estão cooperando com uma instituição que respeita o investimento de todos, que se preocupa em se comunicar e ser transparente”, afirma.

Diálogo

Na última semana, em Maringá, foi realizada a última reunião dos Coordenadores de Núcleo da Sicredi União PR/SP. Ao todo cerca de 200 coordenadores estiveram presentes no evento, que teve como objetivo deliberar os assuntos a serem tratados com os associados no próximo ano nas assembleias de núcleo. Para Pelegrini, a participação dos coordenadores é fundamental para o progresso da Sicredi. “Com o apoio da Central de Relacionamento e diante a ação dos gerentes das agências, nesse dialogo, aumentamos consideravelmente a participação dos coordenadores, que assumem diariamente um compromisso com a cooperativa”, ressalta. “A Sicredi é uma instituição que acolhe e que ouve a necessidade dos associados. O papel dos coordenadores é quebrar qualquer barreira de tempo e espaço para informar e atualizar os donos desta cooperativa: os nossos associados”, encerra Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP.