Curso de informática básica, de graça, será ministrado na Associação Ninho da Águia

O quarto Centro de Inclusão Digital, inaugurado na noite do dia 30/06, em Nova Esperança, está situado na Associação Ninho da Águia, entidade que busca valorizar crianças, adolescentes e familiares, oferecendo serviços de cunho educativo, resgatando a autoestima e integrando-os a comunidade. A inauguração contou com a participação dos gerentes regionais de desenvolvimento da cooperativa Sicredi União PR/SP, Sérgio Gentilin e Edson Rocha, da assessora de programas sociais, Sandra Michels, Francisco Donizete Razente, diretor do Ninho da Águia, Leandro Aparecido Nogueira, presidente do Ninho da Águia, Bruno Novais dos Santos, relações públicas da Fatecie, Rodrigo Picoli, presidente da associação comercial de Nova Esperança, Izario Yamamoto, presidente do Rotary, Agnado Purificação, gerente da Cocamar, colaboradores e coordenadores de núcleo da Sicredi União PR/SP e dos voluntários da Associação Ninho da Águia.

Centro de Inclusão

Serão 10 computadores a disposição da entidade, os cursos terão duração de quatro meses e as aulas de duas horas cada. O objetivo é oferecer acesso a conhecimentos em Pacote Office, funcionamento do computador e uso da internet, incluindo acesso às redes sociais. Todos os alunos receberão certificados emitidos pela Fatecie – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná -, que validam e credenciam a participação dos jovens. “Essa ação social torna-se cada vez mais forte aqui no noroeste do Paraná e temos imenso orgulho de fazer parte dessa história”, celebra Bruno Novais dos Santos, relações públicas da Fatecie.

Comunidade

A ação integra o Programa de Inclusão Digital da cooperativa Sicredi PR/SP, que ainda realizará duas inaugurações no mês de julho, uma no dia 04, em Alto Paraná, e dia 05, em Terra Boa. “A proposta é que cada vez mais pessoas tenham acesso a esse benefício. O Programa no Ninho da Águia será para atendimento exclusivo das crianças que frequentam a instituição e todo investimento no projeto é de responsabilidade da cooperativa de crédito”, afirma Sandra Michels, assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP.

De acordo com Edson Rocha, é uma grande satisfação à cooperativa oferecer um programa que permita auxiliar no desempenho escolar. “Esse é o maior retorno que almejamos”, afirma o gerente regional de desenvolvimento da Sicredi.  O diretor do Ninho da Águia, Francisco Donizete Razente, aproveitou a inauguração para afirmar que a intenção é abrir as portas da Associação a toda comunidade. “Nós queremos ceder, futuramente, essa sala para que mais pessoas possam usufruir dessa conquista”, diz Razente.

Ninho da Águia

Fundado em 2008, o Ninho atende crianças e adolescentes proporcionando oficinas como bordado, inglês, futebol, violão, pintura, danças, fanfarra e muitas outras e, agora, informática básica. Todas as atividades são desenvolvidas das 8 às 17h. A entidade conta com ajuda de alguns voluntários, que doam uma hora por dia à associação. “As crianças aqui são tratadas com amor e individualidade. O contexto de cada uma, a relação com a família, o desempenho escolar, é valorizado. Um trabalho amplo e muito bem desenvolvido”, declara José Catuzzo da Silva, conselheiro tutelar de Nova Esperança.

De acordo com Fátima Regina de Oliveira Faganello, coordenadora geral do Ninho da Águia, o novo Centro de Inclusão digital, além de ajudar na aprendizagem da informática, será usufruído nas aulas de inglês da associação. “A estrutura, o conforto e o acesso à internet irão nos auxiliar, ainda mais, nos demais projetos da entidade”, finaliza.