Curso ensina corte e costura de graça em Paraíso do Norte

Faz tempo que Francisca Meneses Gomes acalenta a vontade de aprender o ofício da mãe, irmã e tia: ser costureira. Agora ela vai colocar em prática o desejo de cortar e costurar graças a um projeto da Sicredi União PR/SP instalado no município de Paraíso do Norte. É o ‘Vestindo Minha Família’, que foi lançado na última terça-feira (dia 20).
Serão cinco meses de curso gratuito com 280 horas, cuja conclusão será em dezembro. A primeira turma tem 15 alunas. Além de moldar e costurar peças como saia, camisa e vestido, elas aprenderão sobre empreendedorismo, cooperativismo, moda, saúde da mulher, entre outros tópicos. Ao final do curso, a Sicredi União vai disponibilizar microcrédito para que as costureiras possam comprar máquinas, tecidos e aviamentos.
A zeladora Gilda Porcino até começou a pesquisar os valores das máquinas de costura reta e de overlock, planejando a compra após o término do curso. Gilda pretende fazer ajustes de roupas e costurar para indústrias para aumentar a renda. “A ideia do curso é maravilhosa”, comenta. 
Para a vice-prefeita de Paraíso do Norte, Mariza Regiani, o curso é uma conquista para a comunidade. Já o gerente da agência da Sicredi União, Juliano Pazini de Oliveira, reforça que além de aprender uma nova profissão, as alunas aprenderão sobre empreendedorismo. 
O curso será ministrado às terças e quintas-feiras das 13 às 17 horas na agência do Trabalhador da cidade. Para o gerente da agência do Trabalhador, Júlio Cezar Margonar, o curso abre possibilidades de vagas para os trabalhadores locais, inclusive uma das indústrias de lá que emprega mais de 170 pessoas poderá contratar parte das costureiras. 
Paraíso do Norte é a segunda cidade a contar com o projeto. A primeira é Paranavaí e em breve São Benedito das Areias/SP será contemplado também.

Por Textual Comunicação