Dia C leva serviços gratuitos à população de Cianorte

Mais de 300 voluntários participaram da ação nacional, promovida por cooperativas locais

Na manhã do último sábado (15/07), a Praça da Bíblia foi o ponto de encontro para os mais de 300 voluntários que participaram do Dia de Cooperar (DIA C), em Cianorte. Tendo como lema “Atitudes simples movem o mundo”, a ação estimula o desenvolvimento de projetos socioambientais e busca abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030. O Dia Internacional do Cooperativismo conta com o apoio do Sistema OCB.

Na cidade, o evento foi promovido pelas Cooperativas locais Sicredi, Cocamar, Unicampo e Unimed, com o apoio da Prefeitura de Cianorte, Secretaria de Saúde, Hemocentro, Provopar e Rotary Club.

Para o vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan, a data apresenta os verdadeiros benefícios de realizar ações em conjunto com outras instituições. “Tudo que é feito em união gera um ótimo resultado. O que falta para cada um é ser chamado para cooperar, porque onde tem cooperativismo a comunidade só tem a ganhar”, afirma.

A meta dos organizadores era promover um dia de solidariedade, objetivo que foi realizado com êxito. Entre as atividades, a comunidade recebeu doação de mudas, brindes e teve acesso a exames de acuidade visual, aferição de pressão e teste de glicose. Para deixar o dia ainda mais agitado, os participantes acompanharam uma aula de ginástica laboral e muitos ainda se deslocaram até o Hemocentro da cidade para realizar suas doações de sangue. A Unimed, em especial, realizou ações de qualidade de vida e boa alimentação. “O Dia C tem o propósito de reforçar com a comunidade o lado social das cooperativas. Uma forma também de praticar o voluntariado com simplicidade, com o desejo de fazer o bem. Ficamos felizes com o empenho dos voluntários e com a doação de roupas que realizamos à Provopar de Cianorte”, ressalta Sérgio Gentilin, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi União PR/SP.

A doação de roupas que o gerente se refere foi resultado de uma semana de trabalho dos colaboradores da Sicredi União PR/SP. “Foi possível encher duas caminhonetes com as doações”, acrescenta Gentilin. “Talvez aquilo que estava guardado e sem uso, para nós é novo. Um trabalho de formiguinha, mas que acabou sendo grandioso”, finaliza a presidente da Provopar, Fátima Bongiorno.