Dia de Cooperar: Ações da Sicredi União agitam milhares de pessoas

Da pintura do Zerão a diversas ações sociais, cooperativa realiza balanço das atividades realizadas para celebrar o Dia C

 Em todos os anos, o primeiro sábado de julho é motivo de festa às cooperativas. Em 2016, com o incentivo da Sicredi União PR/SP, o norte e noroeste do Paraná e centro leste de São Paulo, área da atuação da instituição, foi invadido por um movimento solidário coordenado pelos colaboradores da cooperativa, que se uniram para celebrar o Dia de Cooperar – em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo -, uma ação promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e suas Unidades Estaduais, que visa propor ações voluntárias e de responsabilidade social à comunidade.

Norte do Paraná – A equipe da agência Sicredi União de Porecatu (PR), conseguiu arrecadar cerca de 200 litros de leite para o Centro de Educação Infantil Maria Helena. O gerente da agência, Thiago Andrez, conta que a campanha de arrecadação foi realizada em parceria com algumas escolas particulares e teve a colaboração de funcionários e associados.

Em Londrina (PR), no dia 09 de julho, cerca de 50 colaboradores fizeram um mutirão para pintar as escadarias do Anfiteatro do Zerão. No local são realizados shows e eventos e muita gente também gosta de se exercitar por lá. Além dos funcionários, pessoas que costumam frequentar o local também colocaram mãos à obra e ajudaram no trabalho de pintura. Como a área é muito extensa – cerca de quatro mil metros quadrados – não foi possível terminar em um dia. Para garantir a conclusão, a cooperativa contratou cinco pintores que executaram o serviço durante a semana. A finalização do trabalho foi realizada no sábado, dia 16, quando os funcionários da Sicredi União voltaram novamente ao local. A gerente da agência Londrina Santos Dumont e uma das organizadoras da ação, Ivangela Márcia Palermo, diz que na primeira etapa foram utilizados cerca de 400 litros de tinta e a estimativa é que, para a conclusão, o volume tenha sido de 900 litros. “Cada um fez o seu melhor em prol de uma causa maior e esse é o espírito do cooperativismo”, analisou a gerente. “Nossa proposta foi melhorar o espaço público, deixar o Zerão um local ainda mais agradável e bonito”, enfatiza.

Noroeste do Paraná – Em Paranavaí (PR) e Cianorte (PR), a Sicredi União PR/SP, em parceria com a Unimed, Cocamar, Unicampo, Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club, proporcionaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais, cálculos de IMC (Índice de Massa Corporal), ginástica laboral, pintura de rosto, esculturas de balões, campanhas para doações de sangue e roupas, corte de mechas de cabelo para confecção de perucas e, também, a atração Caravana Kids, projeto que incentiva a educação financeira de forma lúdica e divertida. Mais de 700 pessoas, entre colaboradores e associados, participaram dos eventos.

Em Cianorte, em parceria com o Rotary Club local, foram arrecadadas 30 mechas de cabelo, com mais de 15 cm. De acordo com Marina de Freitas Padilha, presidente do Rotary Club, a arrecadação será utilizada pela Associação de Senhoras dos Rotarianos para fabricação de perucas. Segundo Solange Alves Skiba, gerente da agência de Cianorte da Sicredi União PR/SP, mais de 60 peças de roupas foram doadas durante o evento. Em Paranavaí, 250 mudas de árvores nativas ficaram a disposição da comunidade, sob a responsabilidade da Cocamar e Unicampo. No mesmo dia, a Unimed de Paranavaí realizou 50 aferições de pressão arterial e 38 cálculos de IMC, com orientações nutricionais. Além disso, 40 doações de sangue foram realizadas no Banco de Sangue Hemonucleo Regional e 30 peças de roupa foram doadas no dia do evento. “É muito bom contar com a cooperação de pessoas que comungam dos mesmos ideais da cooperativa Sicredi. Foi inesquecível e importante para todos os envolvidos”, conta Sandra Michels, assessora de programas sociais.

Em Maringá (PR), Sicredi, Unimed, Cocamar, Sicoob, Uniodonto e Unicampo uniram esforços para oferecer aos maringaenses diversas atividades no centro da cidade. As cooperativas se organizaram para propiciar atrações culturais, oficinais, distribuição de brindes, orientações à saúde e apresentações de projetos. O evento foi aberto à população em geral e contou com ações para todas as faixas etárias. Para a colaboradora da Sicredi União PR/SP, Natália Casagrande Calaza, cooperação e solidariedade fazem parte da rotina da instituição. “Somos incentivados a exercer o cooperativismo na forma de trabalhar, de se relacionar e oferecer à comunidade condições para desempenhar humanamente seu papel. O Dia C é fundamental para celebrar, mas cooperar todos os dias é melhor ainda”, diz. Direto de Curitiba, Leonardo Boesche, Superintendente da Ocepar, também participou do evento e aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do cooperativismo. “Uma cooperativa é uma sociedade econômica, com a capacidade de ser muito forte economicamente. O social não acontece se não tivermos o econômico. O dia de cooperar foi lançado com o intuito de resgatar a função fundamental que toda cooperativa tem: praticar o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade”, expõe. Para o diretor executivo da Sicredi União, Rogerio Machado, acrescentando a fala de Leonardo, as cooperativas fazem parte de um novo modelo de negócio, que além de rentável permite a prática solidária. “Com o cooperativismo são milhares de pessoas envolvidas por um objetivo em comum. É maior a capacidade para crescer e promover o desenvolvimento da sociedade”.

Centro leste paulista – Pelo segundo ano, a Sicredi, juntamente com mais sete cooperativas de São José do Rio Pardo (SP), comemoraram o Dia C com a realização da Cooperatividade, uma caminhada pela cidade que aconteceu no sábado, dia 2 de julho. As atividades ocorreram na Praça Nossa Senhora do Rosário, e reuniram 450 pessoas que, além de caminharem juntas para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, também contribuíram com uma entidade carente do município. “Este ano, escolhemos ajudar a APAE e conseguimos arrecadar oito mil reais em dinheiro. Geramos oito mil cupons a um custo de R$ 1,00 cada, sendo que a cada 10 números, a pessoa ganhava uma camiseta para a caminhada. Conseguimos vender 800 camisetas”, explicou Valdinei Flávio Ribeiro, gerente da agência Sicredi de São José do Rio Pardo. O evento contou com o apoio e a participação da agência de Mogi Guaçu (SP).

Em Mogi Mirim (SP), a cooperativa realizou uma ação social ao contribuir com a Casa de Repouso Emanuel. Os colaboradores da agência local colaboraram com a Festa Junina dos residentes e familiares. Uma dupla sertaneja animou o evento tocando músicas caipiras, os idosos puderam apreciar comidas típicas e complementadas com pratos deliciosos trazidos pelas famílias. A festa teve quadrilha e brincadeiras, com o apoio dos colaboradores da cooperativa de crédito e demais voluntários.