Escola Elias Kauan encerra atividades do “A União faz a vida” com apresentação de trabalhos e visita do Papai Noel

Os cerca de 240 alunos da Escola Municipal Elias Kauan, localizada no conjunto Novo Amparo, em Londrina, voltaram para casa com um sorriso diferente no rosto no último dia 10 de dezembro.

Cada uma deles recebeu um presente de Natal, entregue pelo Papai Noel, resultado de uma rede de solidariedade e trabalho desenvolvidos pelos colaboradores da agência Tiradentes, de Londrina, da Cooperativa de Crédito Sicredi União PR/SP. A escola fica num bairro carente de Londrina.

Os brinquedos foram comprados com doação em dinheiro feita por colaboradores e associados da Sicredi. No dia 10, o gerente da agência, Gustavo Nicolleti, e colaboradores estiveram na escola para acompanhar a entrega. “Atingimos nosso objetivo e conseguimos atender todas as crianças da escola. Estamos muito satisfeitos com o resultado desta ação”, comentou Nicolleti.

Culminância

A Escola Elias Kauan também é “apadrinhada” da agência Tiradentes no projeto “A União Faz a Vida”. Um dia antes da entrega dos brinquedos, foi realizada, na escola, a culminância do programa, momento em que alunos apresentam os trabalhos realizados no decorrer do ano, dentro um tema definido pela instituição de ensino em conjunto com profissionais capacitados, contratados pela cooperativa, para dar suporte ao desenvolvimento do projeto.

Neste ano, a escola trabalhou com os alunos o tema “Diversidade”, discutindo questões como bullying, diferenças, valores, respeito, etc. Vários cartazes fixados nos corredores da escola, com frases contra o preconceito e intolerância mostram o envolvimento dos alunos no projeto. “Todos se empenham e se envolvem com o tema. É um trabalho muito bonito e que traz resultados efetivos”, constata a diretora Lucimar Pauleti.

A diretora destaca a importância da parceria que a Sicredi mantém com a escola há três anos. “Sabemos que podemos contar com eles. Esta parceria só nos trouxe benefícios”, diz a diretora. Segundo ela, o tema trabalhado no programa A União faz a vida deste ano foi de grande importância. “Temos aqui questões sociais bastante delicadas e o bullying é praticado pelas crianças de forma intensa. As atividades desenvolvidas este ano ajudaram bastante a amenizar esta questão”, relata.

“A União faz a vida” é a principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi União e completou 20 anos em 2015, tendo sempre como lema promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes.