Evento promovido pela Sociedade Rural de Maringá comemora sete anos de tradição

Música, palestras, desfile e muitas homenagens marcaram mais uma edição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

 

A festa aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), no restaurante do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. O evento foi realizado em parceria pelas entidades Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Sicredi União PR/SP, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Sindicato Rural de Maringá e Sociedade Rural de Maringá (SRM).

Homenagem – As comemorações foram abertas ao som do Trio da orquestra do Unicesumar. E na sequência, várias apresentações e homenagens. Um dos pontos altos do evento foi o desfile de charme e beleza das Garotas Country 2015 e das candidatas ao título neste ano. Dona Maria Araújo Cambiom (falecida no último dia 11 de fevereiro, aos 80 anos de idade), co-fundadora dos grupos de mulheres ruralistas, também foi homenageada.

Lideranças – O encontro reuniu lideranças femininas. A presidente da SRM Maria Iraclézia de Araújo, anfitriã da festa, a coordenadora do núcleo feminino da Cooperativa Integrada Silvana Ramos; a presidente da Sociedade Rural Mulher Cecília Falavigna e a presidente da comissão de mulheres do SRM, Ana Versari.

Prestigiaram também o encontro, as secretárias municipais Anália Nasser (Mulher), a gerente de gestão do Sistema Único de Assistência Social Fernanda Picarelli, a presidente da ACIM Mulher Nádia Felipe e mais sete coordenadoras de núcleos regionais da Cocamar Cooperativa. Além do prefeito Carlos Roberto Pupin e os representantes das entidades parceiras.

Destaque – Em seu discurso, a presidente da Sociedade Rural de Maringá Maria Iraclézia Araújo destacou a importância do papel feminino para o mundo. “Hoje é um dia de grande alegria, festa para cada uma de nós que estamos aqui. Produtoras rurais, empresárias, donas de casa por que juntas, com nossa capacidade e a ajuda de Deus, transformaremos a sociedade em que vivemos e tornaremos o mundo melhor. Parabéns a todas nós”.

O presidente da Cocamar, Divanir Higino da Silva, ressaltou a participação feminina crescente no agronegócio “Estruturamos todo um trabalho voltado aos núcleos femininos. Atualmente temos mais de 600 mulheres que colaboram, diretamente, com a organização e competência dos resultados no campo. Hoje elas representam 15% do nosso quadro de cooperados”.

“O crescimento da participação feminina no agronegócio e cooperativismo é muito grande. Nossa cooperativa atualmente soma 20 núcleos femininos que colaboram para o crescimento dos negócios no campo”, afirmou o diretor secretário da Cooperativa Integrada, Sergio Munhoz.

Para o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi, a qualificação das mulheres é o que tem feito a diferença “A participação das mulheres na atividade rural tem crescido e de uma maneira especial. Elas se preparam muito, estudam e planejam cada passo. E quando assumem algum trabalho, estão prontas para fazer bem feito”.

De acordo com o Presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, o papel de todas as empresas é valorizar o potencial da mulher no mercado de trabalho. “Hoje, temos mais mulheres colaboradoras do que homens. Isso significa, para nós, que as mulheres estão se preparando mais, estudando e se destacando. Mas, para respeitar essa nova realidade, devemos abrir oportunidades de trabalho e de ascensão profissional”, ressalta Ferreira.

O prefeito Carlos Roberto Pupin também destacou o papel da mulher na sociedade atual. “É com grande satisfação que dou meu apoio e venho homenagear as mulheres que com muitas lutas, avançaram e hoje estão a frente de nossa sociedade”.