Jovens cooperativistas debatem liderança, colaboração e criatividade

Lideranças e representantes da Sicredi União PR/SP participaram do 1º Summit dos Comitês Jovens do Sicredi, realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Curitiba. Promovido pelo Sicredi, o evento reuniu mais de 200 participantes, entre presidentes das cooperativas, gerentes, assessores e jovens colaboradores e associados da instituição financeira cooperativa. O objetivo foi reunir, engajar e incentivar as lideranças jovens nas cooperativas que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A programação contou com a participação de profissionais renomados e experientes quando o assunto é empreendedorismo e liderança. No painel “15×15”, por exemplo, jovens que se destacaram pelo espírito de liderança apresentaram em 15 minutos um pouco sobre o trabalho que desenvolvem no mercado de trabalho. O evento teve também palestras, o Hackathon Jovens Realizadores e atividades voltadas à troca de experiências e compartilhamento de ideias.

Para a assistente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi União, Gabriela Ottoboni de Castro, o Summit despertou motivação nos jovens por tratar de forma inovadora assuntos como cooperação, inovação, liderança e protagonismo jovem. “Os participantes também puderam conhecer as oportunidades que têm dentro do Sicredi, bem como os movimentos que a instituição está engajada”.

Membro do Comitê Jovem e estudante de Propaganda e Marketing, Marcelo Bodini de Moraes tem 18 anos, mora em Americana/SP e estave no evento com o grupo da Sicredi União. Entre os temas abordados, ele destaca a reflexão sobre as características das novas gerações. “Há uma tendência ao individualismo, mas também há união de forças para o alcance de melhores resultados sociais e econômicos. Isso pode ser reflexo da internet que afasta, mas, ao mesmo tempo, une pessoas de diversas nações. O fato é que estamos cada vez mais conectados e os jovens buscam interagir e cooperar por um objetivo maior e conjunto”.

Outro ponto que chamou a atenção do estudante é a característica multitarefa dos jovens na atualidade, já que as novas gerações nascem com fácil acesso à informação e, por isso, sabem um pouco de tudo. “Um jovem empresário, por exemplo, tem noções de finanças, de administração e de marketing”, cita. Moraes comenta ainda que o pensar coletivo foi um dos valores mais abordados, reforçando o sentido da frase: ‘Sozinho vai mais rápido, mas juntos vamos mais longe’.

A graduanda em Medicina Veterinária e membro do Comitê Jovem, Izabella Fernandes, 21 anos, também se sentiu inspirada no evento. Ela considerou interessante as ações inovadoras da Sicredi União, como a nova agência digital instalada em Cafeara e os esforços em desenvolver novas soluções tecnológicas para atender o público jovem. “Tudo isso é muito válido, assim como o próximo relacionamento que a Sicredi União mantém com seus associados, porque também é muito importante manter o contato social com as pessoas”.

Plataforma Digital Woop

Além das palestras e discussões, o Sicredi também apresentou em primeira mão o Woop Sicredi, plataforma digital que será lançada ainda esse ano. Pelo aplicativo, cujo nome é uma combinação da expressão “Wow” e da palavra “Coop”, será possível abrir contas-correntes através do celular, gerenciar uma série de pacotes de soluções financeiras, e participar de clube de fidelidade das cooperativas integrantes do Sistema Sicredi de maneira totalmente virtual, sem precisar passar em uma agência física.

Para Manfred Dasenbrock, presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, esses eventos mostram como a instituição valoriza o público jovem e reconhece a sua capacidade de fazer a diferença. “Hoje, no Sicredi, temos um aproveitamento de 70 a 80% do público interno que permanecem no sistema cooperativo. Um número incrível, mas nós queremos cada vez mais jovens construindo essa história conosco”, ressaltou Manfred.

Foto

Legenda: Manfred Dasenbrock, presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, abriu o evento com uma mensagem especial ao público jovem

Crédito: Rafael Danielewicz

 

Por Textual Comunicação