Mulheres cooperativistas apresentam ideias à Sicredi União PR/SP

4º encontro do Comitê Mulher vislumbrou oportunidades e novas ações para 2016

 

Com alto índice de longevidade e credibilidade no mercado de trabalho, as mulheres são responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias brasileiras. Os números apontam e a cooperativa confirma: reconhecer o papel da mulher é uma forma de valorizar o poder feminino e mostrar que elas têm opinião e autonomia no desenvolvimento da sociedade.

Apostando nisso, o Comitê Mulher permite a proximidade do público feminino na cooperativa, fazendo da mulher um agente integrador e disseminador. De acordo com Gisely Almeida, assistente de programas sociais e responsável pelo projeto, o 4º encontro permitiu reconhecer os bons frutos de 2015. “Foi fundamental para fechar o ano com propósitos inspiradores. Eu acredito que muitas ideias serão desenvolvidas e aplicadas em 2016. Vamos investir na formação delas para que todas possam absorver e distribuir conhecimento na comunidade onde vivem”, descreveu Gisely.

Para incentivar todas as participantes, o presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, afirmou que o propósito da diretoria e dos colaboradores é crescer para o bem comum. “Não existe felicidade sem resultado e é por isso que trabalhamos dia após dia. Se o cooperativismo não for transmitido, tudo o que conquistamos se perde”, ressaltou Ferreira.

 

4º encontro do Comitê Mulher contou com a participação do presidente da cooperativa, Wellington Ferreira  e do diretor executivo, Rogerio Machado

4º encontro do Comitê Mulher contou com a participação do presidente da cooperativa, Wellington Ferreira e do diretor executivo, Rogerio Machado

 

Formação

No próximo ano, a Sicredi União PR/SP, em parceria com a Estação Business School, promoverá cursos de capacitação para o comitê, entre eles gestão familiar, administração do tempo, coaching, gestão estratégica de pessoas, autoestima e liderança. Motivada pelas novas oportunidades, Maria Sebastiana Marcantonio Botti, agricultora e associada da agência de Cambé (PR) há 10 anos, afirmou que o comitê foi um dos responsáveis por despertar os valores do cooperativismo em sua vida. “Aqui nós trocamos muitas ideias. E mesmo que estejamos longe, sabemos que não estamos sozinhas”, destacou Maria.

Resultado

Além de reunir boas ouvintes e representantes, foi por meio do Comitê Mulher que a cooperativa conseguiu mensurar que 54% da captação de associados ocorre por indicação. Rogerio Machado, diretor executivo da cooperativa, aproveitou a ocasião para apresentar o potencial cooperativo da Sicredi União PR/SP e o quanto isso reflete no desenvolvimento da comunidade. “Nossa cooperativa é formada por 25% de mulheres. Somos a 3ª maior em rede de agências, com 108 mil associados, 2.208 bilhões em ativos e 224,7 milhões em patrimônio liquido. Nosso futuro é uma construção coletiva”, afirmou Machado.

Encerramento

Ao final do encontro os responsáveis pelo comitê aproveitaram o momento para homenagear as participantes com mensagens dos familiares. “Percebi o quanto é intenso tudo que vivemos aqui. O amor e o carinho estão construindo nossa admiração pela família Sicredi”, emocionou-se Fabrícia Martins de Faria Salles, associada da agência de Terra Boa (PR) há um ano.

Para finalizar, Gisely Almeida observou, ainda, o entusiasmo com as apresentações e afirmou que algumas ideias já estão sendo implantadas na cooperativa. “Estamos em busca de novos benefícios e, além disso, aumentar a participação de mais pessoas na família Sicredi”, finaliza Gisely.