Núcleos Cooperativos do Paraná se reúnem em Maringá

Com objetivo de alinhar atuação de entidades cooperativas, mais de cem representantes do norte e noroeste do estado compareceram ao 2º Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar 2016

             O 2º Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar é promovido anualmente pelo Sistema Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná. O objetivo do evento é promover um diálogo entre diversos ramos cooperativos e alinhar diretrizes futuras sobre o mercado. Neste ano, em Maringá (PR), o evento contou com a participação de representantes de sete cooperativas agropecuárias, cinco de crédito, quatro de saúde, um do trabalho, um de transporte e cooperados.

Participaram da abertura o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o coordenador do Núcleo Noroeste, Luiz Lourenço, os diretores da Ocepar, Ricardo Calderari, Alvaro Jabur, Marino Delgado e Jorge Hashimoto, que também é coordenador do Núcleo Norte, os presidentes das cooperativas anfitriãs, Unicampo, Luciano Ferreira Lopes, e Wellignton Ferreira, da Sicredi União PR/SP.

Segundo Wellington Ferreira, presidente da Sicredi, o encontro permitiu com que as cooperativas do estado se unissem em busca da intercooperação, o sexto princípio do cooperativismo. “Dados do Banco Central certificam o crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil. Então, se trabalharmos juntos criamos uma maior representação ao movimento cooperativista. Se quisermos ser reconhecidos pelo nosso trabalho é preciso respaldar a atuação de todos, sempre somando e nunca subtraindo”, afirma.

PRC 100  

Entre os assuntos discorridos, o PRC 100 (Paraná Cooperativo 100) fez parte do cronograma. O projeto tem a finalidade de planejar o cooperativismo para dobrar o faturamento das cooperativas do Paraná e chegar aos R$ 100 bilhões até 2020. Sobre o programa que já está em andamento, Wellington Ferreira afirma ser fundamental a visão estratégica promovida pelo PRC 100. “Isso deveria ser exemplo para o país, pois não se faz mais nada sem planejamento de longo prazo, sem visão de futuro. E o Sicredi vai dar a sua contribuição, assim como os demais ramos, para atingir esse número”, defende o presidente.

Sobre este assunto, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, destaca a atuação da entidade na promoção do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “Nós queremos dar uma satisfação sobre onde chegamos até agora com o PRC 100, ouvir as cooperativas que estão elaborando os seus planejamentos e sobre os resultados que já tivemos. Se há uma pequena diferença entre o cooperativismo do Paraná em relação às outras regiões, ela se encontra no planejamento”, complementou.

O evento em Maringá foi o terceiro de uma série de quatro que fazem parte da segunda rodada dos Encontros de Núcleos de 2016. O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, participou do evento e apresentou as ações que estão sendo realizadas pelo governo com objetivo de promover o desenvolvimento do Paraná.