Programa “A União Faz a Vida” chega a Jussara

Iniciativa mantida pela Sicredi União PR foi lançada em evento que contou com a participação de autoridades e educadores do município

Mais um município da região de abrangência da Sicredi União PR passa a contar com o programa educativo “A União Faz a Vida”, mantido pelo Sistema Sicredi, que dissemina noções de cidadania e cooperativismo entre alunos de 6 a 9 anos de escolas públicas. Na noite última sexta-feira (28) em Jussara, noroeste do Estado, dirigentes e colaboradores da cooperativa de crédito recepcionaram autoridades e professores no Country Club para o lançamento do programa, que vai envolver três estabelecimentos de ensino, 57 educadores e cerca de 700 estudantes.

Jussara é o terceiro município a receber o “A União Faz a Vida este ano”. Os dois primeiros, nas últimas semanas, foram Ivatuba e Floraí, próximos a Maringá, que se somaram a Nova Esperança, Munhoz de Mello, Cambé e Londrina, onde a iniciativa é mantida há mais tempo.

Durante a solenidade, a coordenadora Caroline Consorte fez uma apresentação do programa, informando que, só na área da Sicredi União PR, mais de 5 mil alunos já participam das atividades. Em seguida, a secretária de Educação do município, Vânia Lima, disse que as escolas já vêm trabalhando em parceria com a Cocamar em iniciativas como o Cooperjovem e o tema cooperativismo desperta muito interesse entre eles: “não temos dúvidas que será um sucesso, é uma forma diferente de trabalhar a educação”. A expectativa de sucesso foi também comentada, em seu pronunciamento, pelo prefeito Moacir Luiz Pereira Valentim, o “Tatinha”, para quem a iniciativa “contribui para a formação de cidadãos conscientes e bem informados de seu papel na sociedade”. Em seguida, o presidente da Sicredi União PR, Wellington Ferreira, discorreu sobre a importância de empresas e instituições realizarem programas educativos como este em parceria com os municípios. “O ‘A União Faz a Vida’ está semeando conhecimento, motivando os alunos e entusiasmando os educadores em todos os lugares onde é mantido”, disse. Por fim, o presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock – que faz questão de comparecer aos eventos de lançamento do programa – falou da atenção do Sistema Sicredi para com o “A União Faz a Vida”: “Nós valorizamos muito cada oportunidade de levar esta iniciativa às escolas, que vai colaborar muito para o crescimento, como cidadãos, de todos os participantes”.  A programação foi finalizada com uma palestra proferida pela psicopedagoga Fernanda Sobreira. Ela chamou atenção para o intenso processo de mudanças pelo qual vem passando a educação brasileira, sempre com novas demandas, “o que exige percepção e preparo por parte dos educadores e também dos pais”.

 

Programa-A-União-Faz-a-Vida-Sicredi-Uniao-PR