Programa “A União Faz a Vida” chega a mais dois municípios do Norte do PR

Sertanópolis e Primeiro de Maio são os mais novos municípios a contarem com o programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido pela Sicredi União PR/SP. O lançamento oficial ocorreu no começo de junho nas duas cidades.

Em Sertanópolis, as quatro escolas municipais aderiram ao programa, envolvendo 54 professores e 782 alunos. A secretária de Educação do município, Carina Bernini Barco Marcon, destacou o impacto que o programa já causou na educação. “Os professores, alunos e comunidade estão bastante envolvidos nos trabalhos e isso é importante porque as crianças crescem com o sentimento de que podem fazer a diferença, principalmente, quando se faz algo junto com outras pessoas”. Segundo ela, várias empresas da cidade já abriram as portas para as expedições investigativas feitas pelos alunos e que embasam os seus trabalhos. Em Sertanópolis, o programa já teve início, embora tenha sido lançado oficialmente apenas semana passada.

O programa tem como pilares o desenvolvimento de uma educação cooperativa e uma metodologia de ensino que privilegia o empreendedorismo e a cooperação. Para isso, a cooperativa contrata especialistas que fazem a formação dos professores e o acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos.

A coordenadora do Programa em Sertanópolis, Simone  Jacinto Ribeiro da Silva, também destacou os benefícios do “A União Faz a Vida”. “Trata-se de um programa muito bom e que, com nossas escolas em período integral, conseguimos desenvolver e envolver alunos, professores e comunidade”.

Para o gerente da agência de Sertanópolis, Thiago Andrez dos Santos Souza, implantar o programa na cidade foi uma grande conquista. “O impacto que ele causa não é só para as crianças, mas para todo o município, porque atinge  famílias, parceiros que abrem as portas para as expedições investigativas, os pais dos alunos. E isso vai mostrando para todos a força da cooperação”.

Primeiro de Maio – Em Primeiro de Maio, 89 professores foram certificados durante a solenidade de lançamento oficial do programa na cidade.  O gerente da agência, Thiago Luglio, observa que a instalação do programa marca a presença da Sicredi União na cidade e “numa área considerada de grande importância para a cooperativa, “que é a educação cooperativa”.

A secretária de Educação do município Vera Lúcia Paschoalino Stivanelli dá “nota 10 ao programa”. Segundo ela, o que mais encantou os professores foi a forma como ele é trabalhado, envolvendo o aluno na busca de conhecimento. “Temos certeza que será muito bom para o crescimento das crianças e dos professores”, disse. Segundo ela, a grande maioria dos 960 alunos das sete escolas do município serão envolvidos nos trabalhos, que terão início, efetivamente, ano que vem.

Por Máxima Comunicação/Regional Norte