Programa de educação cooperativa é destaque em escola municipal de Londrina

Mais de uma centena de alunos da Escola Municipal Santos Dumont, localizada no bairro Vila Industrial, zona oeste de Londrina, fizeram no último sábado (21) uma bela apresentação dos trabalhos realizados durante o ano dentro do programa de educação cooperativa “A União Faz a Vida”, realizado pela Sicredi União PR/SP.

O tema trabalhado em 2015 foi “Qualidade de Vida” e os alunos do primeiro ao quinto ano pesquisaram subtemas relacionados, sendo: higiene; meio ambiente; alimentação saudável; saúde do corpo e lazer em Londrina.

Envolvimento – O assunto “Qualidade de Vida – Meio Ambiente” foi um dos pesquisados pelos estudantes do terceiro ano, na turma da professora Bernadete Aparecida da Silva. Além do portfólio – feito em papel reciclado – com o registro de todas as etapas da pesquisa, estavam expostos na sala de aula os brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis e também os “bonecos cabeludos” feitos com meias velhas, cheias com serragem e alpiste. O alpiste, quando cresce, torna-se o ‘cabelo’ do boneco. “Essa atividade foi muito envolvente. Cada aluno trouxe de casa uma meia e confeccionou seu próprio boneco, aprendendo sobre o processo de germinação”, ilustrou a professora.

Já na produção dos brinquedos com recicláveis, a ideia foi envolver as famílias e, assim, crianças e pais trabalharam juntos. O resultado surpreendeu pela criatividade e algumas das criações foram jogo de pebolim, mesa de DJ, jogo de boliche e muitos outros.“A confecção de brinquedos com material reciclável em casa foi associada ao estudo sobre os sólidos geométricos em sala de aula”, completou Bernadete.

Avaliação positiva – Dentro da proposta do programa “A União Faz a Vida”, todos os temas trabalhados nos projetos são alinhados ao currículo escolar. Na avaliação da diretora da Escola Municipal Santos Dumont, Ceila de Camargo Valle, essa articulação com o conteúdo é muito positiva. “Com o programa é possível ir além dos muros da escola, envolver a comunidade e a família. O programa abre oportunidades para isso”, destacou.

A gerente Ivângela Palermo, da agência Santos Dumont da Sicredi União, que apadrinha a Escola Santos Dumont, também esteve presente ao evento de culminância e agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e destacou a dedicação dos professores e da direção. “A Sicredi União trabalha para que esses alunos tornem-se, de fato, cidadãos cada vez mais cooperativos”, frisou.

O programa – O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, completa 20 anos em 2015, seguindo o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

O programa “A União Faz a Vida” é realizado em âmbito nacional e atinge cerca de 192 mil crianças e adolescentes e 15 mil educadores. Na área de abrangência da Sicredi União PR/SP –  que compreende o  Norte e  o Noroeste do Paraná e o Centro Leste de São Paulo,  são atendidos 15.121 crianças e adolescentes, 1.360 educadores de 96 escolas em 22 municípios.

 

Por Máxima Comunicação/Regional Norte