Programa de geração de renda da Sicredi União PR/SP participa da 1ª Feira do MEI de Paraíso do Norte

 

Nesta sexta-feira (11), doze mulheres que integram o Programa Vestindo Minha Família, da Sicredi União PR/SP, vão participar da 1ª Feira do Microempreendedor Individual (MEI) de Paraíso do Norte. Promovido pela Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal e Sebrae/PR, o evento é aberto ao público e será realizado das 16h até as 21h, na Rua Monteiro Lobato, em frente ao Bosque Municipal, onde ocorre a Feira do Produtor.

Para o evento, as mulheres do Programa Vestindo Minha Família prepararam diversos produtos, como guardanapos, aventais, porta-pratos, puxa-sacos, entre outros. A produção foi feita durante as aulas e todos os itens serão expostos para comercialização na feira.

Para a analista de Responsabilidade Social da Sicredi União PR/SP, Solange Gil de Azevedo, esta é uma oportunidade para o desenvolvimento profissional das integrantes do programa. “A experiência permitirá a interação com o público, o que as levará a perceber que são capazes de colher bons frutos da profissão que estão aprendendo. Esperamos transformar vidas com mais essa iniciativa”, afirma.

A Feira do Microempreendedor Individual também terá outros expositores que vão vender bolos, sobremesas, salgados, porções, lanches, pães, pizzas, canecas e camisetas com estampas, e decoração de festa. Haverá ainda diversão para a criançada, com pula-pula.

Programa

O Programa Vestindo Minha Família, em Paraíso do Norte, é uma iniciativa da Sicredi União PR/SP em parceria com a Agência do Trabalhador e com o apoio da Kollan Confecções. Implantado este ano no município, a primeira turma será formada em dezembro.

O Programa nasceu em 2002 da iniciativa de mulheres Rotarianas de Paranavaí com a finalidade de qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social para o ramo de confecção. Em 2018, a Sicredi União PR/SP incorporou e institucionalizou a iniciativa, por meio da área de Responsabilidade Social, e, desde então, vem implementando atividades que potencializam a qualificação profissional, a geração de renda e a empregabilidade das alunas.

Diante da relevância da iniciativa, a instituição financeira cooperativa também optou por estender o programa para outros municípios. Este ano, a implementação foi feita em Paraíso do Norte/PR, São Benedito das Areias/SP e Americana/SP. Nestes três municípios, cerca de cem mulheres devem ser formadas até o final do ano.

O curso de corte e costura oferece 280 horas/aulas teóricas e práticas durante cinco meses. Os encontros acontecem duas vezes por semana (4 horas diárias) e as turmas comportam de 10 a 24 alunas, de acordo com a estrutura física disponibilizada no município. Além disso, há palestras e oficinas sobre educação financeira, cooperativismo, empreendedorismo, criatividade e inovação e saúde da mulher. Ao final do curso, a Sicredi União PR/SP disponibiliza microcrédito, de acordo com critérios do Programa, para que as mulheres iniciem carreira no ramo de confecção.

Por Textual Comunicação