Programa de Inclusão Digital chega a Floraí

A Avenida Fagion, em Floraí, ficou mais iluminada, como uma porta que se abre para receber seus convidados. O feixe de luz vem do Centro de Inclusão Digital, inaugurado no dia 27/06, segunda-feira, uma nova alternativa de educação com qualidade. O objetivo é oferecer aos associados da Sicredi União PR/SP – incluindo filhos e cônjuges – conhecimento amplo em Pacote Office, funcionamento do computador e uso da internet, incluindo acesso às redes sociais, tudo de graça.

Inauguração

Em meio a abraços e sorrisos, a inauguração contou com a presença de Edson Rocha, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi União PR/SP, Heber Molina, gerente de relacionamento, Sandra Michels, assessora de programas sociais, Juliano Pazini de Oliveira, gerente da agência de Floraí, dos coordenadores de núcleo Nelson Regatieri, Olívio Barragan e Valdir Priuri, bem como dos colaboradores da Sicredi União do município. O evento, também, recebeu Fausto Eduardo Herradon, prefeito de Floraí, Edna Contin, Alvair de Carvalho e Gilcimar Vicentini, vereadores do município, Márcio Mendes, presidente da Câmara, Sérgio Pedroti, assessor jurídico, Maria Ângela Zampieri Gimenez, secretária de educação do município, Vânia Molina Ganazza, diretora da Escola Municipal Elena Maria Pedroni, Ângela Cristina Barraca, coordenadora local do Programa União Faz a Vida, Márcio Miura, presidente da associação comercial e Jorge Valencio, representando a Emater.

Ampliação

No início de 2014, em Graciosa, distrito de Paranavaí, a Sicredi União inaugurou o primeiro Centro de Inclusão Digital. O projeto ficou com o sétimo lugar, de 40 trabalhos inscritos, no Wycup, programa que premia jovens cooperativistas que desenvolvem projetos voltados à comunidade. Somados a Graciosa, serão mais cinco Centros. A maratona de inauguração iniciou no dia 24/06, em São Lourenço, distrito de Cianorte, e encerra dia 05/07, em Terra Boa. “Satisfação é a palavra de ordem nesses últimos dias e nos que estão por vir. Fomos muito bem recebidos com o Programa União Faz a Vida e, agora, com o Centro de Inclusão Digital. Já são mais de 600 alunos que desfrutam do União Faz a Vida e toda equipe não mediu esforços para que os programas passassem a fazer parte de Floraí”, descreve Sandra Michels.

Educação

De acordo com a secretária de educação, Maria Ângela Zampieri Gimenez, Floraí promove acesso à educação a mais de 1.000 alunos e receber parcerias que fomentam o desenvolvimento da cidade sempre é muito bem visto pela população. “A Sicredi é uma grande parceira da educação. O Centro vai colaborar com a inclusão digital e ampliar o conhecimento de quem estiver disponível a aprender. Depois do Programa União Faz a Vida, que está na cidade desde 2013, esse é nosso segundo maior presente”, celebra. Para Edson Rocha, gerente regional de desenvolvimento, é o momento exato para agradecer o trabalho desenvolvido no município. “É admirável receber apoio aos programas da cooperativa. O Centro de Inclusão Digital representa o cooperativismo, que é feito de cidadania e cooperação. Acreditamos que assim, seja possível construir uma Floraí ainda melhor”.

Expectativa

Os cursos terão duração de quatro meses e as aulas duas horas cada. As turmas terão de 6 a 10 alunos, quantidade suficiente para garantir a qualidade de ensino. Todos os alunos receberão certificação do curso, emitido pela Fatecie – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, responsável, também, em disponibilizar um professor. Toda estrutura e investimentos são de responsabilidade da cooperativa.

 Despedida

Nos próximos dias, Juliano Pazini de Oliveira deixará Floraí e assumirá a gerência na agência de Paraíso do Norte. Murilo Laureano Gonçalves de Lima será o novo gerente de Floraí. “Deixo a cidade com sentimento de dever cumprido. Não fiz apenas bons negócios, mas bons amigos, que levarei pra sempre comigo. Meu compromisso com Floraí não acabou, voltarei para acompanhar os projetos e visitar a cidade”, finaliza.

 

A Sicredi União PR/SP é uma cooperativa com 30 anos de história, com mais de 117 mil associados e 72 agências. A Cooperativa atua nas regiões Norte e Noroeste do Paraná e Centro Leste Paulista. Seus recursos totais chegam ao R$ 1.688 bilhão e com patrimônio líquido de R$ 235,9 mi. A instituição se destaca pelo atendimento aos associados e pela preocupação com o desenvolvimento da comunidade.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 agências, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

*Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.