Programa Social que percorre todo Brasil será desenvolvido em Maringá

Mais de 2.600 alunos serão beneficiados com projeto que trata da educação de forma cooperativa

Em parceira com a Prefeitura de Maringá e o Lar Escola da Criança, a Instituição Financeira Cooperativa Sicredi lançou em Maringá (PR), na noite desta terça-feira (20), o Programa A União Faz a Vida. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, da secretaria de educação do município, Valkíria Trindade, do vice-presidente da Sicredi União PR/SP, Luiz Henrique Pedroni, do diretor executivo da Cooperativa, Rogério Machado, do presidente do Lar Escola da Criança de Maringá, Wilson Tomio Yabiku e mais 300 pessoas, entre membros da diretoria, gerentes das agências, coordenadores de núcleo e colaboradores da Sicredi, vereadores de Maringá, diretores e educadores das instituições municipais e do Lar Escola.

O Programa “A União Faz a Vida” (PUFV) é um programa social que percorre o Brasil há 21 anos. Na área de atuação da Sicredi União PR/SP, norte e noroeste do Paraná e centro leste de São Paulo, a atividade ocorre há nove anos. Atualmente, mais de 21 mil estudantes de 130 escolas – em 25 munícipios – são atendidos. O projeto também envolve 1.900 educadores. De acordo com a secretaria de educação de Maringá, implantar o programa em sete instituições municipais é uma grande conquista para a cidade. “Quando percebemos o desenvolvimento que o projeto estava proporcionando a outros municípios da região, ficamos muito gratos por ele também fazer parte de Maringá”, comenta Valkíria. Já para Rogerio Machado, o objetivo da Cooperativa é deixar um legado que ajude a desenvolver seres humanos melhores. “Quando olhamos para nossa região, para o desenvolvimento que o cooperativismo realiza, nos temos a certeza que estamos agregando pessoas para um objetivo maior. Estar em Maringá é um sonho que se realiza, pois estamos entregando um projeto para uma sociedade na qual a Cooperativa nasceu e se desenvolveu”. Em Maringá, o PUFV já está em andamento no Sesi de Maringá há três anos. Com a ampliação na rede municipal de ensino e no Lar Escola da Criança, o programa beneficiará mais de 2.600 alunos.
Para o prefeito de Maringá, o Programa União Faz a Vida irá renovar a educação do município. “Só pela quantidade de alunos que serão assistidos, tenho certeza que o projeto formará não apenas bons cidadãos, mas também bons profissionais”, declara Ulisses. “Um dos principais pilares de uma cidade é a educação. O melhor investimento que se faz para o futuro de uma nação é investir nas crianças e na formação dos educadores”, complementa Wilson Tomio Yabiku.

A assessora de Programas Sociais da Sicredi União, Gisely Almeida, explica que o projeto trabalha a interação social e o desenvolvimento de valores morais, ao mesmo tempo em que propõe um novo jeito de ensinar, por meio do qual o aluno é protagonista e não um mero receptador de informação. “O projeto foi idealizado para difundir a cultura da cooperação. Ele tem como diretriz valorizar as pessoas e acreditar que esse é o caminho para uma sociedade mais justa e solidária. As ações que são desenvolvidas trazem, na sua essência, a preocupação com o desenvolvimento do ser humano, resgatando preciosos valores que existem em uma nação forte: a solidariedade, a cidadania e a cooperação. O principal diferencial está em ensinar através de situações vivenciadas no dia a dia, fazendo da criança protagonista de suas ações”, explica.
Para esta nova etapa, o Programa será implantado nas seguintes instituições de ensino de Maringá: CMEI Afonso Vidal Cézar, CMEI Alexandre e Sophia Rasgulaeff, CMEI Etelvina Matos Silva, Escola Mul. Campos Salles, Escola Mul. Dr. Luiz Gabriel G. Sampaio, Escola Mul. Gabriela Mistral e Escola Mul. Prof. Milton Santos.