Reunião de prestação de contas aos representantes dos associados em Londrina

A cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP apresentou os resultados do terceiro trimestre aos coordenadores de núcleos das agências da Regional Norte nesta quinta-feira (10) no Buffet Laguna, em Londrina. A reunião foi conduzida pelo diretor-executivo Rogério Machado, com ampla participação dos representantes  dos associados.

Em continuidade aos   bons resultados que a cooperativa conquistou  no primeiro semestre, o terceiro trimestre de 2016 foi fechado com crescimento , com a maioria absoluta  dos números dentro das metas projetadas e, em muitas casos ,acima delas.   Um dos grandes destaques é a evolução no número de associados, que fechou setembro  totalizando 127.857, o que representa um aumento de 20% nos últimos 12 meses, sendo cerca de 2,5 mil novos associados ao mês.

“Destes novos associados, 47% vieram para a Sicredi devido à indicação de outras pessoas, conforme a pesquisa que realizamos”, exaltou  Rogério Machado, que citou também  indicadores que revelam a satisfação do associado no relacionamento com a instituição financeira. “A Sicredi União cresce pela proposta de atuação diferenciada que tem com os associados e com a comunidade”, citou.

Com 75 agências e atuando em 108 municípios, é a maior cooperativa dentro do Sistema Sicredi e a sexta maior do país considerando todo o sistema de crédito cooperativista.

Poupança em alta

Outros dados importantes do terceiro trimestre revelaram o crescimento de 21% nas operações de crédito; 24% de evolução nos depósitos totais; 13% de aumento no patrimônio líquido e 31% na sobra líquida.  Os depósitos em poupança, em especial, registraram crescimento expressivo em decorrência da promoção “Quando vê poupou, quando vê ganhou”. Iniciada em junho, a campanha elevou a captação da poupança  na Sicredi União em R$ 65 milhões em quatro meses.

Coordenadores aprovam formato

Luiz Valdemar Rampazo, como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Bela Vista do Paraíso, intermediou a instalação da Sicredi União, em 2013,  e desde então acompanha o crescimento da instituição financeira cooperativa naquela cidade. Conta, com orgulho, que cedeu, inicialmente, uma pequena sala na entidade que dirigia e ainda dirige, para o início dos trabalhos. Hoje, a Sicredi União tem sua sede própria e importante papel na economia de Bela Vista. Rampazo continua participando ativamente da cooperativa como coordenador de núcleo e elogia a transparência na administração da entidade. “Reuniões como essa são realizadas a cada três meses. Assim podemos acompanhar de perto tudo o que é feito com nosso dinheiro e podemos opinar, levar ideias para os diretores e discutir com eles os melhores caminhos para o crescimento”, comenta Rampazo, acrescentando que essa forma de gestão dá segurança aos associados.

Sérgio Munhoz, coordenador de Núcleo da agência Higienópolis, de Londrina, salienta que as reuniões trimestrais são um modelo praticado pelas cooperativas para mostrar seus resultados e, por meio das quais, o associado, que é dono do negócio, pode acompanhar a evolução obtida no período. “Nós, como donos, temos oportunidade de saber como está sendo aplicado nosso dinheiro e oportunidade de levar aos diretores as demandas dos associados”, completa.

 

Por Máxima Comunicação/Regional Norte