Saiba como um copo de café ajudou a revolucionar a vida de desabrigados

Saiba como um copo de café ajudou a revolucionar a vida de desabrigados

Com ajuda do design de função social, uma simples ideia pode mudar a realidade de quem mora em zonas de conflito ou desastres naturais.

Até que ponto um copo descartável de café pode transformar a vida de pessoas desabrigadas ao redor do mundo? Esse objeto que, para muitos, é mais uma das tantas coisas que jogamos no lixo diariamente, foi fonte de inspiração para o designer Michael McDaniel criar um produto que auxilia comunidades em situação de emergência.

A ideia ocorreu em um momento trivial. Ao comprar um café, McDaniel se deu conta de que poderia criar um abrigo portátil com as mesmas características do objeto que segurava nas mãos: simples, prático, leve e que pudesse ser empilhado com facilidade. Isso aconteceu três dias após a passagem do furacão Katrina, que devastou cidades no sul dos Estados Unidos e deixou milhares de pessoas sem casa.

A partir daí, McDaniel trabalhou oito anos com um time de designers, tecnólogos e pesquisadores para criar e lançar o Exo Housing Unit – um abrigo que tem 80 m² e comporta quatro adultos. Ele é leve o suficiente para ser transportado por pessoas, mas é à prova de balas e tem funcionalidades digitais como fechaduras inteligentes, monitoramento remoto e controle de temperatura interna.

Por meio do financiamento coletivo, foram arrecadados fundos para construir dez unidades do abrigo para a Síria. O próximo passo é continuar a campanha de crowdfunding em outros países que também necessitem de ajuda, como Haiti, Ruanda e Filipinas.