Sicredi e Cocamar premiam vencedor de Concurso de Perdas

O operador de colheitadeira Carlos Henrique Marutti, de Floresta, venceu o 10º Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita de Soja, cuja solenidade de encerramento foi realizada na noite da última sexta-feira no Centro de Tradições Gaúchas “Rincão Verde”, em Maringá. Marutti, que teve uma perda de apenas 5,37 quilos por hectare, recebeu como prêmio uma motocicleta Honda, de 150 cilindradas, oferecida pela Sicredi União PR e a Cocamar.

O Concurso, um dos mais importantes do gênero no Brasil, é promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Instituto Emater. Cerca de 500 convidados, entre produtores, familiares e técnicos, compareceram ao evento.

A Sicredi União PR, a exemplo da Cocamar, é tradicional apoiadora do Concurso, cuja finalidade de conscientizar os produtores para a necessidade de evitar o desperdício de soja durante a colheita.  A má-regulagem da colheitadeira e a velocidade da operação estão entre os principais fatores que ocasionam as perdas, conforme explica o técnico Joaquim Girardi, do escritório da Emater em Maringá.

Para o gerente da unidade de atendimento da Sicredi União PR na Cocamar, Valter Camilo – um dos representantes da cooperativa de crédito no evento de sexta-feira -, o Concurso reforça a busca pelo aprimoramento da agricultura regional, o que, segundo ele, “tem o apoio do Sicredi, um parceiro de sempre”.

 

sicredi-cocamar