Sicredi promove educação financeira em Tapejara

A Sicredi União PR/SP, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Tapejara, une os projetos ‘Cooperação na Ponta do Lápis’ e o gibi ‘Turma da Mônica – De onde vem o dinheiro’. O trabalho de educação financeira será realizado em duas escolas participantes do Programa “A União Faz a Vida”: a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e a Escola Municipal Paulo Freire.

A expectativa é impactar 300 crianças dos 4º e 5º anos, 20 professores, além dos pais dos alunos. A proposta é oferecer conhecimentos básicos sobre educação financeira, por meio de material apropriado, a fim de despertar nas crianças valores, competências e novos padrões de comportamento que contribuam com a formação de cidadãos mais conscientes em suas escolhas financeiras.

Para isso, a gerente Administrativo da Sicredi União, Sharlene Ferreira de Souza, explica que, no final de junho, os gibis foram entregues às escolas e os professores participaram da oficina de Educação Financeira. Neste início de mês, o conteúdo está sendo trabalhado em sala de aula e, depois das férias de julho (9 a 23), as crianças vão visitar a agência do município para conhecer o funcionamento de uma instituição financeira cooperativa.

A recepção das turmas, pela equipe da Sicredi União, será realizada até o dia 15 de agosto, quando será lançado o Concurso de Redação, com o tema Educação Financeira. “Nessa etapa da programação, as crianças já fizeram a leitura das historinhas do gibi, adquiriram conhecimentos em sala de aulas e visitaram a agência. Assim, terão condições de elaborar a redação”, afirma Sharlene ao destacar que a ideia do concurso é estimular ainda mais a reflexão sobre o assunto.

Ao recolher as redações, as escolas farão uma pré-seleção e, em seguida, uma comissão, organizada pela Secretaria de Educação, vai escolher os três melhores textos. O resultado será apresentado até o final de agosto (data a ser definida), em evento de premiação dos alunos vencedores. Na ocasião, também será ministrada palestra sobre “Orçamento familiar” para os pais dos alunos.

Sharlene informa ainda que outras escolas municipais de Tapejara, participantes do programa A União Faz a Vida, também receberam os gibis da ‘Turma da Mônica – De onde vem o dinheiro’. As historinhas sobre educação financeira serão abordadas em sala de aula e, dessa forma, a ação atingirá mais mil crianças, aproximadamente.

 

Por Textual Comunicação

44 3031-7676