Sicredi União investe no colaborador

Pelo quinto ano consecutivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 18,7 mil colaboradores, está entre as “Melhores Empresas para Você Trabalhar”. O guia é elaborado pela revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA).

A satisfação do funcionário com o seu trabalho reflete na sua rotina dentro da agência e, consequentemente, no atendimento que ele presta aos associados da cooperativa. A Sicredi União PR/SP tem uma política de valorização e oportunidades a seus colaboradores visando a excelência em atendimento e satisfação dos cooperados.

Oportunidades

De acordo com Tatiane Terezan Lopes, gerente de Gestão de Pessoas, a Sicredi União aposta muito em seu quadro de colaboradores internos. “Todas as oportunidade são disponibilizadas internamente. O gestor verifica a possibilidade de promoção dentro da equipe e caso não seja possível, devido à falta de qualificação ou requisitos, abrimos a vaga internamente para os demais colaboradores”, explica. Mas a cooperativa vai além: alguns projetos são desenvolvidos no intuito de acelerar o plano de carreira. Tatiane enumera:

– Programa trainee, com duração de 18 meses, para a formação de assistentes de atendimentos;

– Cursos online para formação básica; formação funcional, destinados a maiores conhecimentos nas respectivas funções; e formação de líderes;

– Formação continuada, que se refere ao incentivo de pós-graduação de 50% do valor do curso;

– Formação de sucessão, com formações específicas feitas pela cooperativa para pessoas que apresentam potencial para assumirem funções de gestão;

– Formação de líderes, realizado anualmente e direcionado a pessoas que já possuem mais tempo na função e para aqueles que recém assumiram. Os módulos são diferentes para esses públicos;

– Banco de Talentos. Neste banco, em 2014 havia 28 colaboradores na área Negocial e 18 na área administrativa. Dentre os 28 da área negocial, 13 foram promovidos. Dos 18 administrativos, cinco foram promovidos, uma vez que essa área tem menos rotatividade.

Escola de Talentos – Além de todos os programas existentes, a Sicredi União lançará, este mês, a Escola de Talentos, que tem o intuito de formar colaboradores para atuarem nas funções de Gerentes de Agência e Gerentes Administrativos, informa Tatiane.

Avaliação anual – Tatiane Terezan Lopes acrescenta que na Sicredi há a avaliação anual de Gestão de Desempenho. “Nesta avaliação, é possível identificar os talentos internos e também aqueles que precisam de maior investimento em treinamentos, formações  e acompanhamento.

Reflexo na carreira

A Sicredi União PR/SP investe no funcionário por entender que um colaborador incentivado e bem preparado irá atender de forma impecável as demandas de seus associados. Um dos exemplos é o gerente da agência Cocamar da Sicredi Valter Luiz Camilo.

Ele ingressou na cooperativa há 23 anos como encarregado de unidade. De lá para cá, sua vida profissional foi enriquecida com inúmeros cursos, viagens, treinamentos. Camilo destaca alguns: intercambio Cooperativo na França, Espanha e Alemanha na ADG Academia das cooperativas Alemãs e visitas em cooperativas; viagem cultural na Argentina e Chile; curso Dale Carnegie; Programa de Desenvolvimento de Sucessores e Liderança – Instiad Human & Business School; Programa de Desenvolvimento de Executivos na  FDC – Fundação Dom Cabral; Pós Graduação MBA Executivo em Gestão Financeira; MBA Gestão Empresarial.