Sicredi União premia alunos em Tapejara

Nesta quarta-feira (05), às 19h30, na Câmara Municipal de Tapejara, será realizado evento de encerramento da ação sobre educação financeira da Sicredi União PR/SP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município. Na ocasião, os alunos de 4º e 5º anos da rede municipal de ensino conhecerão os ganhadores do concurso de redação, que receberão como prêmio kits da instituição financeira cooperativa.

O evento deve reunir cerca de 150 pessoas, entre professores, alunos, representantes da prefeitura e colaboradores da Sicredi União. Logo após a entrega dos prêmios, o público vai assistir à palestra “Orçamento familiar”, que será ministrada por Sandro da Cunha Yamada, assistente de captação da Sicredi União. A ideia é aproveitar a presença dos pais dos alunos para abordar a importância do envolvimento de todos os membros da família na organização das finanças e de poupar para alcançar objetivos comuns.

Ao todo, 257 crianças participaram do concurso de redação, que propunha elaborar um texto sobre educação financeira, conforme o conteúdo abordado em sala de aula a partir do gibi ‘Turma da Mônica – De onde vem o dinheiro, entregue pela Sicredi União. O trabalho foi realizado em duas escolas participantes do Programa “A União Faz a Vida”: a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e a Escola Municipal Paulo Freire.

As redações passaram por uma pré-seleção com avaliação feita pelos professores. Essa etapa resultou em vinte redações, sendo dez dos 4º anos e outras dez dos 5º, que foram analisadas por uma comissão organizada pela Secretaria de Educação. Por fim, as cinco melhores redações de cada ano também passaram pelo crivo da Sicredi União, que ajudou a escolher os três primeiros colocados. “Foi uma tarefa difícil porque os alunos realmente se empenharam. Todos estão de parabéns”, afirma a gerente Administrativo da agência Sicredi União de Tapejada, Sharlene Ferreira de Souza.

Ela informa que a ação de educação financeira começou em junho, com a entrega dos gibis às escolas e a oficina sobre Educação Financeira ministrada aos professores. O conteúdo foi abordado em sala de aula e as crianças também fizeram uma visita a agência do município para conhecer o funcionamento da instituição financeira cooperativa. “Foram vários dias recebendo as crianças. Apresentamos todos os setores da agência e explicamos o que é cooperativismo. Alguns nunca tinham passado em porta giratória. Ficaram encantados e saíram daqui pensando em algum objetivo para guardar dinheiro”, comenta satisfeita.

Com todo esse trabalho, inclusive com entrega de gibis em outras escolas da rede municipal, a expectativa é de ter impactado cerca de mil crianças, 20 professores, além dos pais dos alunos. A iniciativa teve o objetivo de oferecer conhecimentos básicos sobre educação financeira, por meio de material apropriado, a fim de despertar nas crianças valores, competências e novos padrões de comportamento que contribuam com a formação de cidadãos mais conscientes em suas escolhas financeiras.

Por Textual Comunicação