Sicredi União PR/SP apoia 1º Seminário Regional da Soja em Maringá

Com o objetivo de melhorar a eficiência das lavouras por meio de estratégias para o controle de ferrugem asiática e percevejos da soja, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Maringá, com apoio da Sicredi União PR/SP e outras instituições, promove nesta quarta-feira (28), o 1º Seminário Regional da Soja. O evento será realizado no auditório Ermelindo Bolfer (recinto de leilões), do Parque de Exposição de Maringá, das 13h30 às 17 horas.

O seminário é gratuito e destinado a produtores, técnicos, estudantes, lideranças e profissionais do agronegócio em geral que pertençam aos 29 municípios atendidos pela regional da Emater. A programação conta com duas palestras conduzidas por pesquisadores da Embrapa Soja, de Londrina. São eles: Claudine Seixas, que é doutora em fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa; e Samuel Roggia, doutor em Entomologia, especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio ambiente.

Além das orientações técnicas sobre controle da ferrugem asiática e dos percevejos da soja, os palestrantes apresentarão o resultado do manejo integrado de pragas e doenças da soja no Paraná na safra 2018/2019.

O coordenador regional de grãos da Emater, Pedro Cecere Filho, informa que os produtores de soja de todo o Paraná devem iniciar o plantio da safra de verão no início de setembro e, por isso, a grande preocupação com os problemas causados pela ferrugem asiática e pelos percevejos, já que se não forem controlados adequadamente podem resultar em sérios prejuízos aos agricultores.

“Muitas vezes, os produtores fazem aplicação de agroquímicos que não controlam com eficiência as pragas e doenças, e ainda geram custo alto de produção. No seminário, vamos tratar dessa questão e apresentar propostas e estratégias para o controle eficiente e sustentável das pragas e doenças para, assim, obter um cultivo mais produtivo e rentável”, esclarece Cecere.

Além da Sicredi União PR/SP, o evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Prefeitura de Maringá, Embrapa, Sociedade Rural de Maringá, Senar- PR, Sindicato Rural de Maringá, Unicesumar, Universidade Estadual de Maringá e Amusep.


Serviço
1º Seminário Regional da Soja
Dia: 28/08/19
Horário: 13h30 às 17h
Local: auditório Ermelindo Bolfer do Parque de Exposição de Maringá

Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/7MhPDdABpgDHr7wp9

Por Textual Comunicação