Sicredi União PR/SP leva programa “A União Faz a Vida” a Sabáudia

O Programa A União Faz a Vida chega a mais um município atendido pela Regional Norte da Sicredi União PR/SP. A agência da cooperativa de crédito da cidade assinou convênio com a Prefeitura, em outubro, e o programa já terá início, no próximo ano, nas quatro unidades municipais da cidade. De acordo com a secretária de Educação do Município, Maria Benedita Masquete, as unidades atendem em torno de 1.200 alunos e são cerca de 70 professores.

“Há tempos vínhamos querendo implantar  “A União faz a Vida” em Sabáudia e agora tivemos a oportunidade  de assinar o convênio,” comenta a secretária. A expectativa, segundo ela, é em decorrência das oportunidades de aprendizagem que o programa apresenta, tanto para os alunos quanto para os professores.

O gerente da agência da Sicredi União PR/SP em Sabáudia, Ronaldo Garcia, informa que, além do “A União Faz a Vida”, a cooperativa desenvolve outros dois projetos no município: O Centro de Inclusão Digital, em que a comunidade recebe aulas, gratuitamente, de informática; e a “Arvore Solidária”, realizado todos os anos, arrecadando diversos produtos que são destinados a entidades que trabalham com pessoas necessitadas.

Responsabilidade social

O programa “A União Faz a Vida” é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, com base nos princípios da cooperação e da cidadania. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

O Programa foi desenvolvido para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa. Com a participação de educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem. E começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

O Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.