Sicredi União PR/SP qualifica 44 mulheres em corte, costura e patchwork

O programa social ‘Vestindo minha família’, da Sicredi União PR/SP, forma 44 alunas em curso gratuito de corte, costura e patchwork. Em Paraíso do Norte/PR a cerimônia será nesta quarta-feira (18), às 19 horas, no CTG do município, quando 11 mulheres receberão o certificado.

Já o evento da outra turma, com 33 participantes, ocorreu na Associação de Senhoras de Rotarianos de Paranavaí/PR, na última sexta-feira (13). Durante as cerimônias há desfile dos trajes confeccionados pelas alunas nas aulas práticas, e entrega de certificados.

Os eventos marcam não somente a conclusão do curso, mas principalmente o início de uma nova etapa na vida dessas mulheres, que agora estão qualificadas para o mercado de trabalho e aptas para empreender”, afirma a analista de Responsabilidade Social da Sicredi União PR/Sp, Solange Gil de Azevedo.

O curso tem duração de cinco meses e 280 horas/aulas distribuídas em dois encontros semanais. O objetivo é fomentar a geração de renda e empregabilidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais por meio de uma formação sólida e relevante para a vida das alunas.

Para isso, as alunas aprendem a confeccionar roupas (saias, calças, blusas, vestidos, entre outros), e os restos de tecidos são aproveitados para a produção de outros materiais diversos, como guardanapos, aventais, tapetes, entre outros.

A Sicredi União PR/SP custeia o salário da professora e oferece palestras sobre educação financeira, cooperativismo, saúde da mulher, marketing pessoal e de produto, empreendedorismo e oficina de patchwork. Já as instituições parceiras disponibilizam o local e as máquinas de costura. Em Paranavaí, o programa é realizado em parceria com a Associação de Senhoras de Rotarianos e o Rotary Club de Paranavaí, e em Paraíso do Norte o trabalho conta com o apoio da Agência do Trabalhador e da empresa Confecções Kollan.

Por Textual Comunicação