Tatiele de Carvalho, fundista do atletismo, visita Maringá

 

A atleta Tatiele de Carvalho, fundista do atletismo brasileiro, e seu técnico Agnaldo Alexandre, chegaram nesta quarta-feira (13) a Maringá e permanecerão no município até sábado (16). O objetivo da viagem é conhecer os programas sociais da Sicredi União PR/SP, que é a patrocinadora da atleta há nove anos.

Tatiele retorna aos treinos na próxima semana. O foco, agora, é se preparar para três competições que serão realizadas mês que vem em universidades do Japão. Especializada em provas com distâncias de 5 mil e 10 mil metros, ela se transformou em uma das principais fundistas brasileiras, sendo referência no país nessas duas modalidades.

No ano passado, Tatiele venceu novamente o Troféu Brasil de Atletismo, conquistando pela quinta vez o título do campeonato que é a maior competição do calendário brasileiro e a principal disputa entre clubes de atletismo da América Latina. As conquistas aconteceram nas edições de 2011 (1.500 metros), 2015 (5 mil e 10 mil metros), 2016 (10 mil metros) e 2017 (10 mil metros).

Atualmente, lidera os rankings Nacional, Sul-americano e Latino-americano nos 10 mil metros, além de deter o tempo mais rápido do país nessa distância. Nos 5 mil, a atleta é a líder do ranking nacional. Em 2016, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, em 2015, no Canadá, disputou os jogos Pan-Americanos de Toronto.

Caçula de uma família de sete irmãos, a atleta começou no mundo esportivo jogando futebol, modalidade que praticava descalça. Aos 8 anos foi para a escolinha de futebol em Poços de Caldas/MG, onde se apaixonou pelo atletismo e participou de diversas outras competições também correndo descalça, até ser campeã da São Silvestrinha, em São Paulo. Aos 18 anos conheceu o professor Aguinaldo Alexandre e foi correr pelo mundo – em 2013 seu técnico também se tornou marido.

Por Textual Comunicação