Unicred Central realiza visita técnica à Sicredi União

Encontro teve como objetivo apresentar o funcionamento do Sistema Sicredi à Central norte e nordeste

 

Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, diretoria e gestores da Unicred Central Norte/Nordeste, com sede em Cabedelo na Paraíba, realizaram uma visita técnica à cooperativa Sicredi União PR/SP, com sede em Maringá – Paraná. O encontro teve como objetivo apresentar o funcionamento da cooperativa Sicredi à Unicred, que dentre alguns meses passará a fazer parte do Sistema Sicredi. Atualmente, a Unicred atende o cooperativismo de crédito nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Integração – Para o diretor executivo da cooperativa União, Rogerio Machado, a integração com a Unicred amplia a visão do Sicredi nas diferenças regionais. “Temos pleno conhecimento do nosso mercado, do público que atendemos e o que podemos oferecer. Mas, cada região precisa focar no perfil de seus associados, somente assim alcançaremos a atuação regional e a presença nacional que tanto almejamos”, explica Machado.

Unicred – Para o diretor presidente da Unicred, Wilson Ribeiro de Moraes Filho, a visita atendeu plenamente a expectativa da equipe. “Conhecemos toda a operacionalidade e estrutura organizacional de uma cooperativa Sicredi, o que facilitará aos nossos técnicos no processo de integração ao sistema”, afirma. Segundo o diretor administrativo, Francisco Ary Vieira Sobral, na Sicredi União foi possível perceber de perto como se dá a gestão da cooperativa. “Consideramos importante o modelo de governança e a gestão focada em negócios com visão cooperativa, sempre buscando a eficiência e o resultado”, esclarece Sobral.

Expectativa – Fazer parte do Sistema Sicredi será um grande passo à Unicred e para o diretor financeiro, Rosandro Aranha Montenegro, os passos que antecedem essa transição são os mais importantes. “Nossa expectativa é, realmente, alicerçar um sistema e uma marca forte, estrutura econômica, acesso a novos produtos e serviços para oferecer aos associados, possibilidade de ganho em escala e, por fim, uma consolidação em três níveis: confederação, central e singular”, descreve Montenegro.

Com a filiação, o Sicredi ampliará sua atuação dos atuais 11 para 20 estados brasileiros, consolidando a presença nacional. Trata-se da solidificação de uma parceria de longa data entre as instituições financeiras cooperativas.